Atividades recreativas nas escolas municipais, apresentações culturais e palestras educativas são os destaques da Semana da Síndrome de Down, que teve início na última segunda-feira (16).
Coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa visa conscientizar a população sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março).
“Esta semana está sendo muito satisfatória e proveitosa. Nossa proposta é integrar as crianças portadoras da síndrome com as que não a possuem, por meio de atividades educativas, gincanas, entre outras ações, mostrando assim que elas podem viver normalmente umas com as outras, tendo uma convivência sem barreiras”, disse a diretora da Coordenadoria de Educação Especial em Araras, Gislaine Sanches Luperini.
De acordo com ela, o combate à falta de informação também está entre os principais assuntos da Semana. “Em nossas conversas, palestras e brincadeiras, a intenção sempre foi informar a sociedade sobre a síndrome. Pois a partir do conhecimento adquirido, o preconceito vai desaparecendo aos poucos”, destacou.
Última atividade
A última atividade da Semana da Síndrome de Down acontece nesta sexta-feira (20), com a entrega de panfletos informativos na Praça Barão de Araras, às 10h.
Segundo a Coordenadoria de Educação Especial, 15 alunos com Síndrome de Down estão matriculados na rede municipal de ensino, em unidades como as Emefs Tereza Collete Ometto (Jardim Nossa Senhora Aparecida) e Professor Joel Job Fachini (Jardim das Nações).
Sobre a Síndrome
A Síndrome de Down foi descoberta pelo médico britânico John Langdon Down em 1862, e é a primeira causa de retardo mental de origem genética nas populações humanas. A doença é democrática, aparece em todas as etnias, religiões, classes sociais e econômicas e tem como causa, a alteração genética em um dos 23 pares de cromossomos. Os indivíduos que possuem a doença apresentam algumas características em comum, como rosto arredondado, olhos puxados e certo atraso mental. A criança com a síndrome precisa ser estimulada desde o nascimento, na tentativa de barrar as limitações que essa doença genética oferece.
Mais informações sobre a Semana da Síndrome de Down podem ser obtidas pelo telefone 3543-8200.
Anderson Cândido/Secom