A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 19/02/2015 às 12:30
2º Campeonato Veterano vai homenagear o jornalista Pelé Cressoni
Ararense iniciou suas crônicas esportivas nos anos 70; inscrições para o torneio podem ser feitas até o dia 27 deste mês, na Secretaria de Esporte

A 2ª edição do Campeonato Municipal de Futebol Veterano, organizado pela Prefeitura de Araras, recebe o nome do jornalista e comentarista esportivo Ignácio Cressoni (Pelé Cressoni), que iniciou a carreira nos anos 70 e também foi correspondente do jornal O Estado de São Paulo de 1990 a 2000.

“Fiquei muito feliz e muito emocionado com esta homenagem. É um reconhecimento de que fizemos algo de importante para a cidade. Agradeço a todos que lembraram de mim”, disse Pelé.

Nascido em Araras no dia 26 de maio de 1939, ele é casado com Amélia Allegretti Cressoni e pai de Wagner Ivan Cressoni e Wilson Paulo Cressoni.

Torcedor do Palmeiras, ele ingressou na crônica esportiva de Araras em 1977, como repórter da Rádio Clube Ararense na equipe Leões da Radio, formada por Pedro Luis Carroci, Aristeu Ripp, Gonzaga Neto, Luis Carlos Moreira e Gerson Leite. Em 1979, foi para a então Rádio Centenário, onde trabalhou com Walter Gambini, Waldemar Batistella, Nilbon Camargo Brandt, entre outros radialistas. De 1980 a 1985 passou pelas rádios Clube e Centenário, ao lado de João Morgado, Sergio Mazon, Ademir Coghi e vários colegas de imprensa.

De 1985 a 1986, foi redator chefe do jornal O Compasso, que na época fez parte do Opinião Jornal, onde ficou até 1997. Neste caderno, era responsável pela página de esportes e criou a coluna Reminiscência, fazendo um resgate do futebol ararense. Atualmente, trabalha nos programas Fraternidade Esporte, na Rádio Fraternidade, e Esporte em Debate, na Rede Opinião de TV.

Pelo futebol ararense, Pelé foi diretor do ACD (Araras Clube Desportivo) em 1969, que disputava o campeonato Paulista da A3 na época – o time disputou o título com o Rio Branco de Ibitinga, mas foi derrotado.

O apelido, segundo ele, apareceu muito antes do xará do Santos e atleta do século, Edson Arantes do Nascimento – o Pelé. “Esse apelido é de criança. Meu tio João é que me chamava assim e acabou ficando. O Pelé do Santos nem existia nesta época”, disse o jornalista esportivo.

 

Inscrições

As inscrições para o torneio municipal seguem até o dia 27 deste mês. As fichas estão disponíveis na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, localizada na Avenida Zurita, 477, no Jardim Belvedere. Podem participar do campeonato municipal jogadores nascidos até 1977.

Coordenada pela Secretaria de Esporte, a competição terá o mesmo formato de 2014, com turno único e todas as equipes jogando entre si. Os quatro primeiros se classificam para as semifinais do torneio.

O congresso técnico acontece no dia 27, às 19h30, no Ginásio de Esporte Nelson Rüegger, e irá definir o número de equipes participantes do torneio, sorteio dos grupos, regras da competição, entre outros.

A Secretaria convida todos os representantes dos times inscritos no torneio para participar do congresso e esclarecer dúvidas sobre a competição. A abertura da competição está prevista para a primeira semana de março. Em 2014, a equipe do Grená/Nestlé foi campeã do torneio.

Mais informações sobre o 2º Campeonato Municipal Veterano 2015 podem ser obtidas pelos telefones 3544-8347 e 3542-9195.

 

Anderson Cândido/Secom