A Prefeitura iniciará a contratação dos novos guardas municipais que foram aprovados em concurso público, realizado em várias etapas.
A publicação da nomeação dos gms, que preenchem até o momento todas as exigências do edital do concurso, está prevista para o dia 23 de dezembro.
Os convocados devem comparecer à Divisão de Recrutamento e Seleção da Secretaria Municipal de Administração, que funciona na Rua Pedro Álvares Cabral, 83, Centro, nos dias 29 e 30 de dezembro, para a assinatura dos contratos de trabalho. Todas as contratações serão contadas a partir do dia 5 de janeiro de 2015.
O processo do concurso público para a admissão de guardas municipais tem peculiaridades e, segundo a Secretaria Municipal de Administração e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, é mais complexo que os demais. O concurso constou de provas escritas, testes de aptidão física e avaliação psicológica. Finalmente, os aprovados nestas fases realizaram exames médicos exigidos para o desempenho da atividade de guarda municipal.
A expectativa é a nomeação de 56 guardas do sexo masculino e mais 14 do sexo feminino. Há ainda algumas pendências relacionadas a exames médicos, mas até o momento 64 candidatos estão aptos para ser contratados.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil informou que não era possível ir nomeando paulatinamente os aptos no exame médico, tendo em vista que os novos gms irão realizar em conjunto um curso de formação com duração aproximada de 600 horas, a cargo do Departamento de Formação Treinamento e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal.
O secretário João Tranquillo Beraldo informou que a capacitação dos guardas é fundamental para que eles possam exercer os cargos nas melhores condições, além de ser uma exigência da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).
"O atual efetivo da Guarda Municipal é de 142 pessoas, incluindo 16 gms femininas. Com este importante reforço, teremos condições de melhorar nossa presença nos bairros e contribuir para a segurança pública e também no trânsito no município", declarou.
Secom/PMA