A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 10/10/2014 às 15:00
Aplicativo do Plano Diretor já pode ser baixado gratuitamente na internet
Dispositivo, disponível no Google Play Store, foi apresentado nesta sexta-feira (10) durante coletiva de imprensa realizada no Paço Municipal

O aplicativo desenvolvido para celulares e tablets para divulgar informações sobre a revisão do Plano Diretor de Araras já está disponível no Google Play Store e pode ser baixado gratuitamente.

O dispositivo, que irá facilitar a comunicação entre a sociedade e o Poder Público sobre o processo, foi apresentado nesta sexta-feira (10), durante coletiva de imprensa no Paço Municipal.

Na próxima semana, o dispositivo também estará disponível na Apple Store, para aparelhos que utilizam a plataforma IOS – no momento, ele pode ser utilizado no sistema Android.

Para baixar o aplicativo gratuitamente, os ararenses devem digitar “Plano Diretor Araras”, na pesquisa do Google Play.

O App Plano Diretor Araras conta com cinco menus: 1) apresentação: explicando o que é o Plano Diretor de Araras e seu histórico; 2) news: últimas notícias sobre a revisão do documento; 3) calendário: data, horário e local das oficinas regionais e fóruns; 3) vídeos: imagens da cidade; 4) contatos: lista de telefones para contato com a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade; 5) fala cidadão: espaço em que os munícipes podem enviar sugestões, opiniões e até fotos por telefone, e-mail e skype.

Além disso, quem tiver o aplicativo receberá notificações de atualização, de nova notícia ou de alguma mudança no calendário.

Destinado a gestores, urbanistas, operadores da construção civil e cidadãos interessados em discutir o futuro da cidade, o dispositivo irá popularizar e democratizar o acesso ao processo de revisão, condição fundamental para a efetiva participação da sociedade.

O secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade Felipe Beloto destacou que a iniciativa vai tornar o processo de revisão do Plano Diretor ainda mais transparente.

“Com o aplicativo, os cidadãos poderão entrar em contato direto com a equipe da Secretaria de Planejamento, que está preparada para receber sugestões e responder às dúvidas via email e até Skype. Toda e qualquer notícia produzida pela Secom também será disponibilizada no menu de notícias, facilitando o acesso à informação sobre como a revisão estará sendo realizada”, destacou.

Beloto adiantou que está previsto para as próximas semanas o lançamento do site do Plano Diretor de Araras. “No site, iremos disponibilizar mapas, cópia do Plano Diretor atual e o conteúdo dos dados compilados nas reuniões realizadas entre a empresa Oliver, responsável pela revisão, e as Secretarias Municipais”, reforçou o secretário.

O prefeito Nelson Dimas Brambilla reforçou o chamamento para que a população participe do processo de revisão do Plano Diretor. “A sociedade tem que participar das oficinas e reuniões, que começam na semana que vem. O documento irá definir estratégias para o desenvolvimento da cidade e isto precisa ter a aceitação da população. Ferramentas como o aplicativo e o site irão facilitar ainda mais essa interlocução”, afirmou.

Uma campanha realizada pela Secretaria de Comunicação Social e Institucional vai divulgar o aplicativo em outdoor e outras mídias. O calendário das oficinas regionais da revisão do Plano Diretor também está sendo divulgado em escolas, ônibus, unidades de saúde, e demais equipamentos públicos, além do facebook e do site da Prefeitura de Araras.

O aplicativo para celular e tablet foi desenvolvido pela empresa Disk Cidades e contou com investimentos de R$ 7 mil da Prefeitura de Araras.

A coletiva contou com a presença do vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, dos vereadores Marcelo de Oliveira e Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), além de profissionais da imprensa de Araras e demais secretários municipais.

Etapas da revisão

A primeira etapa da revisão do Plano Diretor aconteceu no mês de agosto e contou com fórum no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, que explicou como será realizado o processo.

Durante o fórum, houve também apresentação da empresa Oliver Arquitetura, contratada pela Prefeitura para elaborar o novo Plano Diretor de Araras, previsto para ser finalizado em nove meses. Os trabalhos começaram em maio e o contrato tem duração de 1 ano.

A próxima ações do processo acontecem na próxima semana quando serão iniciadas as oficinas regionais. Ao todo, serão 11 reuniões em todas as regiões da cidade, que acontecem de 14 a 30 de outubro.

Os encontros serão coordenados pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade e pela Oliver Arquitetura.

Horácio Busolin Júnior / Secom