O novo Cras (Centro de Referência em Assistência Social) “Brasílio Penteado Castro”, inaugurado pela Prefeitura de Araras na última sexta-feira (22), amplia o atendimento e as oportunidades de capacitação gratuita aos moradores da zona norte.
A unidade fica na Rua Marília, Jardim Santa Rosa, e tem capacidade para atender até 5 mil famílias. Este é o 3º Cras inaugurado na cidade – os outros dois ficam nas regiões leste e sul.
A nova unidade vem somar também com o atendimento realizado pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que fica na Rua Tiradentes e integra a rede de proteção disponibilizada em Araras a famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“O Cras é a porta de entrada para o Sistema Único de Assistência Social, assim como os PSFs são para o SUS na área da saúde. É no Cras em que são realizadas medidas de promoção da vida, um local onde as famílias encontram apoio, atendimento profissional e cursos de capacitação para que consigam trabalhar e ter sua própria renda”, comentou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
No local, serão oferecidos serviços gratuitos e acolhimento social à população, além de atendimento às famílias cadastradas nos programas sociais oferecidos pelo Município de Araras, pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal; serviços do Plantão Social, que atende pedidos de cestas básicas emergenciais, óculos, fraldas, taxa de sepultamento; e encaminhamentos de casos à rede de proteção social.
Além disso, serão oferecidos cursos que possam gerar renda, conhecimento intelectual e até colocação no mercado de trabalho. O local possui uma sala de informática, com 14 computadores que serão utilizados nas aulas.
“A Prefeitura investe em políticas sociais, capazes de trazer oportunidades de emancipação às famílias que mais precisam”, observou a secretária municipal de Ação e Inclusão Social, Regina Helena Costa Picolini.
“Quando falamos neste modelo de assistência social estamos falando da base da educação. Precisamos levar cidadania ao nosso povo. Este é um direito que vem sendo assegurado por políticas públicas realizadas pela Prefeitura de Araras, como a instalação deste novo Cras na zona norte”, disse o vereador Valdevir Carlos Anadão (Professor Dê), que se manifestou em nome da Câmara Municipal.
O Cras é uma unidade de proteção básica que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais no seu território de abrangência, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
É por meio do Cras que a proteção social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência de desigualdades sociais e a importância da presença de políticas sociais que reduzam essas desigualdades.
“A Prefeitura vem realizando diversas melhorias na região norte e este Cras é uma delas. Com ele, a população que mais precisa terá um local para buscar atendimento e acolhimento”, comentou Benedito Rosa (Zico), presidente da Associação “Sempre Amigos”.
Homenagem
O novo Cras leva o nome de “Brasílio Penteado Castro”, um dos fundadores da Apae de Araras e do Sítio Arco- Íris.
“O Brasílio sempre foi muito atento às necessidades de quem mais precisava e trabalhava por isso com muita dedicação, disposição e carinho”, comentou a esposa Irma Canassa de Castro.
Emocionada, ela participou da cerimônia junto dos filhos Fátima, Marina, Fernando e Eduardo, além do genro Nelsinho Assumpção, da nora Silvia Michielin Castro e da neta Ana Silvia Castro.
Brasílio Penteado de Castro nasceu em Dourado/SP, em 1926, e era filho de Elias Simões de Castro e Hilda Penteado de Castro. A família mudou-se para Araraquara, onde Brasílio se formou contador e conheceu sua esposa, Irma. Seguiu carreira de bancário e, após trabalhar em Catanduva e em Maringá, foi designado para Araras em março de 1957, cidade que adotou de coração.
Teve seis filhos e, juntamente da esposa e outros colaboradores, fundou a Apae de Araras e o Sítio Arco-íris, além de participar ainda de entidades como a Santa Casa de Misericórdia de Araras, Fundação Hermínio Ometto, Asilo Nossa Senhora do Patrocínio e a então Guarda Mirim – atual Aehda (Associação de Educação do Homem de Amanhã).
Foi rotariano e também recebeu título de Cidadão Ararense, oferecido pela Câmara Municipal. Faleceu em 7 de setembro de 2003, deixando um legado de amor e dedicação ao próximo.
A inauguração do Cras contou ainda com a presença do vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti; da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Araras, Maria Rosa Carminatti Jacovetti; do presidente da Câmara Municipal, Breno Zanoni Cortella; do vereador Marcelo de Oliveira; da coordenadora do novo Cras Bianca Rodrigues de Oliveira; do padre Vinícius Ricardo de Paula; de representantes de entidades assistenciais e conselhos municipais; ex-funcionários da Apae e do Sítio Arco-Íris; e de moradores da zona norte.
Secom/PMA