A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 12/08/2014 às 14:38
UPA 24h na zona leste será entregue em setembro
Obra chega à fase de acabamento com a instalação de portas e conclusão da ampliação da sala de urgência; unidade poderá atender até 300 pacientes por dia

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h, que está em implantação junto ao Hospital Municipal “Elisa Sbrissa Franchozza”, na zona leste, será entregue em setembro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, as obras estão em fase final de acabamento e envolvem a colocação de portas, instalações elétricas e conclusão da sala de urgência, que foi ampliada.

O prédio também já recebeu a colocação de todo o piso e também a instalação de gases medicinais em todos os leitos. De acordo com a diretora Sílvia Helena Barreto, a unidade começará a receber equipamentos médico-hospitalares, mobiliários, medicações, televisores e outros utensílios nas próximas semanas.

Construída com investimentos do Governo Federal, a UPA de Araras será de porte 2, destinado a cidades de 100 mil a 200 mil habitantes, e contará com 12 leitos de observação. A capacidade de atendimento, de acordo com o Ministério da Saúde, será de até 300 pacientes por dia.

A UPA 24h amplia a capacidade de atendimento a pacientes com sintomas como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infartos, derrames, entre outros.

Para atender às determinações do Ministério da Saúde, a Prefeitura realizou obras de ampliação e adaptação no Hospital Municipal. Os serviços se concentram ao lado do setor de pronto-atendimento da unidade. O projeto prevê a construção de novas salas independentes para atender homens, mulheres e crianças, entre outras melhorias.

Os novos espaços terão capacidade para abrigar até 12 leitos - sendo 4 para os adultos masculinos, 4 para adultos femininos e mais 4 para pediatria, além de um posto de enfermagem, que será construído para o atendimento das salas, e ampliação da sala de urgência.

As obras incluem também adaptações em duas salas do Hospital Municipal. Os espaços estão sendo preparados para abrigar uma sala de observação simples.

“A administração municipal tem investido para garantir melhor estrutura nos serviços de saúde oferecidos na zona leste, que hoje ultrapassa mais de 40 mil habitantes. Para isso, inauguramos o Centro de Especialidades Médicas “Dr. Nelson Salomé”, que em seis meses atendeu mais de 33 mil pessoas. A UPA terá uma estrutura tão qualificada quanto o Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia e ampliará a capacidade de atendimento dos casos de urgências e emergências na região leste”, afirmou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.

Recursos do Governo Federal
Em 2012, o Ministério da Saúde habilitou, por meio de portaria, a ampliação do Pronto Atendimento do Hospital Municipal “Elisa Sbrissa Franchozza”, localizado na zona leste, transformando-o em UPA 24h.

A implantação da unidade terá investimento de R$ 534.750,00, repassados pelo Governo Federal. Com a mudança, o município passará a receber custeio mensal de R$ 175 mil, por meio do Ministério da Saúde, para manutenção da nova unidade. Até então, o Hospital Municipal é mantido apenas com recursos da Prefeitura.

Como funcionam as UPA 24h?
As UPAs 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e os hospitais e, em conjunto com estas, compõem uma rede organizada de atenção às urgências e emergências.

A unidade funcionará no período ininterrupto de 24h, inclusive aos finais de semana, feriados e pontos facultativos. Além disso, vai proporcionar também o acolhimento e classificação de risco, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

Horácio Busolin Júnior / Secom