Fãs de teatro poderão conferir neste sábado (9) o espetáculo “Acusação a Uma Atriz”, produzido pelo grupo MiniCia de Teatro. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, acontece no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, às 20h, e tem entrada franca.
Dirigido por Mariza Junqueira e encenado pela atrizes Clara de Cápua e Heidi Monezzi, o espetáculo é inspirado no caso da paciente do psicanalista Jacques Lacan, Ameiée, que foi presa e internada após tentar esfaquear uma importante atriz da época, por crer que ela a perseguia e participava de um complô para assassinar seu filho.
Tendo como ponto de partida este material, “Acusação a Uma Atriz” é o quinto espetáculo da MiniCia Teatro, formada em 2004. A peça é construída a partir do jogo de duas atrizes, que, por meio de sucessivas trocas de papéis, desenvolvem uma dinâmica de ataque e perseguição, em que as fronteiras entre paranoia e representação são cenicamente exploradas para dar vida à realidade da protagonista.
Em uma noite parisiense da década de 20, Aimée se desvia de seu caminho, compra um facão e vai ao teatro com o propósito de assassinar uma importante atriz da época. A intenção do espetáculo é apresentar uma reflexão acerca do deslocamento de papéis sociais assumidos, transitando entre os ideais que são impostos, os que violentamente recusamos e aqueles que secretamente desejamos.
Oficinas de Teatro
A diretora e atrizes da peça coordenarão também a oficina “Jogo e Convenção Teatral”, que acontece nos dias 9 e 10 de agosto, das 10h às 13h. As inscrições seguem até esta sexta-feira (8).
Os interessados devem comparecer ao Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. Há 20 vagas disponíveis para estudantes de teatro com idade mínima de 14 anos e alguma experiência anterior na linguagem teatral.
A oficina trará como proposta exercícios de corpo, voz e espaço cênico, que serão seguidos de jogos teatrais e improvisações. Além de procedimentos criativos feitos a partir do vocabulário utilizado na primeira etapa para o levantamento de cenas.
A oficina “Meus Delírios, Meus Delitos” também está recebendo inscrições que seguem o dia 15. É oferecida por meio de parceria com o Proac (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
As atividades acontecem nos dias 18, 19, 20 e 21 de agosto (de segunda a quinta-feira), das 19h às 22h. São 15 vagas oferecidas para atores e estudantes de teatro com idade mínima de 16 anos, interessados em vivenciar uma experiência artística.
Sob coordenação de Ronaldo Serruya e Luiz Gustavo Jahjah, a oficina provoca reflexões sobre ambiguidade e travestimentos, e tem como proposta a ideia de processo colaborativo da construção do espetáculo “Dizer e Não Pedir Segredo”, do grupo teatral “Teatro Kunyn”, que acontece dia 23, também no Centro Cultural, às 20h, com entrada franca.
Secom/PMA