A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 01/08/2014 às 17:39
Novo SAE irá beneficiar mais de 400 pacientes por mês
Novo espaço para o atendimento de pacientes com DST/Aids e hepatites virais foi entregue pela Prefeitura nessa sexta-feira (1º), na região central

Atendimento mais humanizado e acolhedor aos pacientes com DST/Aids e hepatites virais. Com esta proposta, a Prefeitura de Araras entregou nesta sexta-feira (1º) novas instalações para o SAE (Serviço de Atenção Especializada) “Enfermeira Adalgisa dos Santos Gonçalves”, da Secretaria Municipal de Saúde.

Ampliado, o local passa a funcionar na Rua Francisco Paulo Russo, na região central. Até então, os serviços eram oferecidos na Avenida Governador Garcez, no Jardim Belvedere.

O novo SAE conta com sete salas, três a mais do que no antigo prédio. A nova estrutura disponibiliza ainda consultório médico, sala para coleta de sangue, farmácia, sala de acolhimento e aconselhamento, consultório psicossocial, sala de reunião e treinamentos dos funcionários, cozinha e mais quatro banheiros: dois para funcionários e dois para o público.

O local também ganhou com novos mobiliários, computadores e novos equipamentos para a coleta de sangue.

Acolhimento humanizado
Além de concentrar o atendimento de pacientes com DSTAids e hepatites virais, o SAE é composto pelo CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), no qual são disponibilizados testes rápidos de HIV e sífilis. Os exames são gratuitos e qualquer pessoa pode realizar o teste, desde que apresente documento de identidade com foto. O resultado sai em 15 minutos.

O SAE também oferece cuidados de enfermagem; orientação e apoio psicológico; atendimentos em infectologia, ginecologia, pediatria e odontologia; controle e distribuição de antirretrovirais; orientações farmacêuticas; realização de exames de monitoramento; distribuição de insumos de prevenção; atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DSTs e Aids.

O prefeito Nelson Dimas Brambilla falou da preocupação em oferecer mais estrutura ao Serviço de Atenção Especializada.
“Visitei as antigas instalações e avaliei a necessidade de oferecermos uma estrutura mais adequada aos pacientes. Peço à equipe de profissionais do SAE que continue acolhendo estes pacientes com muito carinho. Muitas vezes, eles chegam aqui desacreditados e deprimidos. É preciso que vocês deem esperança a eles”, afirmou.

O prefeito também destacou os investimentos realizados pela administração municipal para tornar a saúde pública de Araras um exemplo a ser seguido. “Em breve, entregaremos o novo Pronto-socorro da Santa Casa e também a UPA 24h na zona leste. Nos últimos anos, a saúde de Araras avançou com melhorias como o Caem “Dr. Nelson Salomé”; o Samu Regional, inaugurado recentemente; além da reforma de 15 PSFs. Construiremos o Caps AD e entregaremos, nos próximos meses, a UBS do Jardim Tangará”, finalizou.

Para a coordenadora do SAE Lidiane Matias dos Santos, a inauguração do novo espaço significa uma nova fase para o cuidado de pacientes com DSTs, Aids e hepatites virais na cidade.
“Atendemos uma média de 400 a 500 pacientes por mês. Eles serão os principais beneficiados com esta nova estrutura, pois terão um local mais adequado para consultas. Agradeço a toda a minha equipe e à administração que acreditaram nesse sonho comigo”, disse.

A secretária de Saúde Vandersi Bressan Pavan destacou que o novo espaço amplia o acolhimento aos pacientes.

“Temos uma equipe multiprofissional treinada, composta por médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, psicólogos e assistente social, para garantir atendimento humanizado aos pacientes. Seguimos trabalhando com muito empenho para oferecer saúde de qualidade à população de Araras”, ressaltou.
Presente também à cerimônia, a interlocutora regional do Programa de DST/Aids Ana Maria Feijó parabenizou os gestores da cidade pelas novas estruturas do SAE. “Com o espaço ampliado, os pacientes serão melhor acolhidos e terão salas destinadas exclusivamente ao acompanhamento psicológico e social”, observou.

Homenagens e emoção
A cerimônia de entrega do novo SAE também foi marcada por homenagem à enfermeira Adalgisa dos Santos Gonçalves, que dá nome ao local.

A enfermeira nasceu em Leme, no dia 15 de novembro de 1959. Formou-se auxiliar de enfermagem na Escola Técnica Estadual “Prefeito Aberto Feres” e bacharel em enfermagem pelo Centro Universitário Anhanguera.

Adalgisa lutava pela humanização e conscientização daqueles que trabalhavam na área e, desde pequena, tinha o sonho de cuidar das pessoas. Quando faleceu, atuava como servidora da rede pública municipal de Saúde.

A filha Vanessa Anadão expressou gratidão e emoção ao falar da trajetória profissional da mãe. “Minha mãe sempre foi uma mulher guerreira e enfrentava os desafios e provações da vida. Desde que se formou, quando tinha 50 anos, se dedicou com amor e comprometimento aos pacientes que cuidava. Espero que a equipe do SAE tenha ela como exemplo profissional a ser seguido”, falou Vanessa, que é esposa do vereador Valdevir Carlos Anadão (Professor Dê).

O presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella, autor da indicação para denominação do SAE, também falou sobre a importância da enfermeira na rede municipal.

“A Adalgisa era muito querida no trabalho, tanto que foram os próprios servidores que trabalhavam com ela que solicitaram esta indicação. O exemplo dela irá inspirar o trabalho de toda a equipe no novo espaço”, afirmou.

Estiveram também presentes à cerimônia o diretor de saúde 1 do Instituto Adolfo Lutz (regional Rio Claro) Israel Tadeu Jesus Zanella; os vereadores Erinson Mercatelli e Valdevir Carlos Anadão (Professor Dê), demais secretários e diretores da administração, além de familiares da enfermeira Adalgisa dos Santos Gonçalves Albina dos Santos Gonçalves (mãe), Adalberto dos Santos Gonçalves (irmão), Adalcimar Gonçalves de Faria (irmã), Adalcilaine Gonçalves Volpi (irmã), Irineu Constantino Curtulo Neto (filho) e Irineu Curtulo Júnior (ex-marido) e os netos Lais, Leonardo, Eloá, Bruna e Fábio.

Horácio Busolin Júnior / Secom