A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 10/09/2025 às 16:25
Defesa civil de araras recebe kit da operação estiagem
Entrega foi em encontro regional que reuniu representantes de 40 cidades em São João da Boa Vista; kit inclui equipamentos para prevenção e resposta a eventos climáticos extremos
Cel. PM Henguel Ricardo Pereira (chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado) e João Tranquillo Beraldo (secretário de Segurança Pública e Defesa Civil). Créditos: SMSPDC/PMA

 

A Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou na última quinta-feira (4), em São João da Boa Vista, uma ação estratégica voltada ao enfrentamento do período crítico de estiagem. O encontro regional reuniu cerca de 40 prefeitos e coordenadores de defesas civis da Serra da Paulista e da Região Mogiana, na Cidade das Artes.

O destaque do evento foi a entrega de kits de estiagem para 40 municípios. Esses kits são compostos por aproximadamente 1.600 itens no total, incluindo equipamentos e materiais fundamentais para prevenção e resposta aos eventos climáticos extremos.

Representando Araras, estiveram no evento o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo, o Diretor Geral da Secretaria de Segurança Pública, Wanderleim Geraldo Júnior e o Coordenador da Defesa Civil, Marcus Vinicius Cabral. Também marcaram presença o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Henguel Ricardo Pereira.

 

Kit Estiagem

O kit de estiagem da Operação São Paulo Sem Fogo é um conjunto de equipamentos essenciais para auxiliar as brigadas municipais na primeira resposta a focos de incêndio em vegetação, especialmente durante o período seco. Cada kit é composto por: bomba d'água, abafadores, enxadas, facões e equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas de raspa de couro reforçado, óculos e máscaras para proteção das vias respiratórias.

Esse conjunto de ferramentas é fundamental para garantir que os municípios tenham capacidade de resposta rápida e eficaz, evitando que pequenos focos de incêndio se transformem em grandes desastres ambientais.

O período de estiagem é caracterizado pela redução das chuvas, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, o que aumenta os riscos de queimadas e incêndios florestais.

 

Secom/Prefeitura de Araras