Os novos atrativos do Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” – Lago Municipal encantaram o público presente à cerimônia de entrega da revitalização do espaço, que aconteceu no último domingo (27). A obra foi realizada pela Prefeitura de Araras, com investimentos do Governo Federal.
A área onde ficava o antigo zoológico foi transformada em espaço de lazer, preservação ambiental e sustentabilidade. Entre as novidades estão uma fonte interativa, jardim sensorial, lago ornamental com peixes nativos e o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres “Pró-Arara”.
Além disso, o parque também passou a ser monitorado por câmeras 24h por dia e ganhou novas áreas de passeios, bancos de madeira, espaço com mesinhas e nova iluminação.
Daiana Zorel e Jean Guidotti elogiaram as mudanças no local. “As obras realizadas no parque conseguiram unir o antigo e o novo. Um paisagismo criativo e inovador voltado à preservação ambiental. Todos estão de parabéns”, disseram.
O jardim sensorial é uma das novidades mais visitadas do parque. Em forma de labirinto, ele traz floreiras com diversas espécies de plantas, que estimulam sentidos do corpo humano como tato, audição, visão e olfato. O tato é estimulado pela textura das plantas, a audição pela fonte de água, a visão pelas cores exuberantes e o olfato pelos aromas das espécies.
As escoteiras do grupo “Arara Azul” Gabriela Poncio e Júlia Campos Covre, ambas com oito anos, conheceram as novas atrações e curtiram cada uma delas.
Júlia adorou o jardim sensorial e o Centro “Pró-Arara”. “O jardim é muito legal porque dá para passear dentro dele e sentir os cheiros das plantas. Visitei o Centro “Pró-Arara” também e acho que a gente deve cuidar mais das aves. Sem elas, o mundo fica muito triste”, disse. Já Gabriela está ansiosa para desfrutar da fonte interativa. “Não vejo de chegar o verão para poder brincar na fonte”, disse.
A fonte interativa irá jorrar água tratada por 18 esguichos, funcionando também com um espaço recreativo onde as crianças poderão brincar.
À noite, a fonte promoverá um show de luzes coloridas no parque. Sustentável, a fonte utiliza sistema fechado, com tanque próprio para filtrar e reutilizar a água, evitando desperdícios.
Os jatos serão acionados automaticamente por meio de um timer e o funcionamento será das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 11h às 15h e das 16 às 20h, aos sábados e domingos.
Alessandro César Teles levou a família para conhecer o novo Lago e ficou maravilhado com as novas instalações. “Ficou muito bom. Com a revitalização, o nosso Lago irá se transformar em uma atração para toda região. Se o nome de Araras já era conhecida na região, agora ficará ainda mais”, disse.
O Centro Pró-Arara surpreendeu Fernanda Cristina Lívio da Cruz que levou o filho Pedro Otávio, de 3 anos e sete meses, para ver as araras nos viveiros. “Nunca tinha visto algo parecido. O lugar é muito bonito e reforça a importância de preservarmos o meio ambiente”, disse.
Instalado dentro do parque, o espaço é destinado ao cuidado de aves nativas, apreendidas em cativeiros ou vítimas de acidentes, visando à reabilitação e a reintegração delas ao habitat natural.
Aves apreendidas pela Polícia Militar Ambiental e pelo Corpo de Bombeiros na cidade ou região serão encaminhadas ao Centro de Reabilitação, onde passarão por exames e cuidados veterinários, se necessário. Depois deste período de tratamento e reabilitação, as aves serão encaminhadas a uma área de soltura e monitoramento, que fica na zona rural de Araras e será parceira da Prefeitura.
Espaço coberto e lago ornamental
O novo Lago disponibiliza ainda espaço coberto permanente, voltado a prática de atividades esportivas e eventos culturais. Durante a cerimônia, o espaço recebeu as primeiras apresentações culturais.
A programação inclui shows de estilos variados que vão do jazz do Quarteto de Sax de Araras e Jazz do Barão até o pop rock da banda Mistura Chic, além de apresentações circenses, da banda Marcial do Sayão e da Corporação Musical “Maestro Francisco Paulo Russo”.
O espaço coberto é voltado também para prática de atividades esportivas e é coberto com tenda do tipo tensionada com cabos de aço, feita de lona resistente ao sol e à chuva.
O espaço tem chão de piso liso, próprio para a prática de atividades contemplativas como ioga e tai chi chuan, além de ginástica.
Outra novidade que também atraiu a atenção do público foi o lago ornamental, que conta com carpas e peixes nativos. Na parte mais rasa ficam as carpas; na área mais funda, espécies de peixes nativos, como matrinxã, piracanjuba e curimbatá.
Como as duas fontes existentes no local, o lago também vai reaproveitar a água, contribuindo com a preservação do meio ambiente.
O local conta com sistema próprio e fechado, com tanque de filtragem da água que utiliza tecnologia de ponta, e é composto ainda de mantas isolantes e areia para melhor equilíbrio biológico.
O espaço conta também com uma ponte e um deck que serão utilizados pelo público para contemplar os peixes.
Mais melhorias
Após a entrega de um novo playground, em fevereiro deste ano, e da revitalização da área onde ficava o antigo zoológico, o projeto de revitalização do Lago Municipal prevê ainda intervenções no entorno do Lago, construção de quiosques para lanches e reforma do coreto e sanitários, além de melhorias nos passeios e iluminação.
Horácio Busolin Júnior /Secom