A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 21/07/2014 às 16:45
Festival do Café & Chocolate reúne 50 mil pessoas nos três dias de festa
Banda Titãs fez o público cantar junto clássicos como Flores, Pra Dizer Adeus, Família; entidades comemoraram sucesso nas vendas de comidas típicas

O Festival do Café & Chocolate foi, mais uma vez, sucesso de público. Realizado pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, o evento aconteceu no último fim de semana, na Praça Barão de Araras, e trouxe como atração principal show da banda Titãs.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, aproximadamente 50 mil pessoas passaram pela Praça Barão de Araras, nos três dias de festa. Não foram registradas ocorrências graves durante o Festiva.

“Sabendo da estimativa de um grande público para o show dos Titãs, reforçamos o patrulhamento nas ruas do entorno e também próximo ao Largo da Basílica, onde ocorreu o show no domingo (20). Além disso, para garantir mais segurança aos pedestres que assistiam ao show, interditamos o trânsito no cruzamento entre a Rua Cristovão Colombo e a Coronel Justiniano”, afirmou o secretário João Tranquillo Beraldo.

 

A apresentação dos Titãs levou mais de 34 mil pessoas ao Largo da Basílica. Com mais de 30 anos de carreira, a banda fez o público cantar junto sucessos como “Flores”, “O Pulso”, “Família”, “Polícia”, “Comida”, “Epitáfio”, entre outros.

Um dos pontos altos do show foi a música “Marvin”, momento em que o cantor e baixista Branco Melo lembrou a história da canção gravada no primeiro disco do grupo, lançado em 1984, e regravada quatro anos depois no disco ao vivo “Go Back”.

A banda apresentou ainda as canções “Fardado”, “Chegada ao Brasil (Terra à vista)” e “Mensageiro da Desgraça”, que fazem parte do novo álbum do grupo “Nheengatu”, lançado em março.

Fã de carteirinha da banda, o professor de história Luciano Bonon Cornegian gostou das novas músicas e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Araras em oferecer o show gratuito na praça.

“O Festival do Café & Chocolate deste ano estava com a programação musical muito boa. Adoro os Titãs e tenho toda a discografia do grupo. Gostei muito das músicas novas, pois mostram que o grupo voltou a compor com o mesmo vigor e peso da época do disco “Cabeça Dinossauro”, um dos meus preferidos”, disse.

O show também atraiu o público de cidades da região, como Leme, Cordeiropólis e Rio Claro. Willian Cantiero e Camile Ceregatto vieram só pra curtir a banda. “Muito legal a iniciativa da Prefeitura de Araras de promover um show gratuito dos Titãs na Praça. Fazia algum tempo que eles não tocavam na região e fizemos questão de vir pra conferir os sucessos que mais gostamos como “Flores” e “Marvin””, disse Willian, que mora em Rio Claro.

Para o secretário de Ação Cultural e Cidadania Marcelo Daniel (Mussa), o Festival foi encerrado com chave de ouro.
“A festa traz as famílias à Praça Barão de Araras e proporciona lazer e diversão gratuitos. O Festival Café & Chocolate já faz parte do calendário cultural de Araras e consolida-se como evento referência na região. Além disso, mais uma vez, a festa contribui com entidades assistenciais que, com o lucro obtido na venda dos produtos, podem investir em ações e projetos sociais voltados ao público atendido por elas”, disse.

O prefeito Nelson Dimas Brambilla salientou que o Festival aconteceu em uma semana repleta de realizações para a cidade.
“Na última semana, entregamos duas escolas reformadas e também recebemos elogios da equipe do MEC (Ministério da Educação), que visitou as instalações de saúde da cidade para verificar a possibilidade de instalação da Faculdade de Medicina. Esta administração prioriza a saúde e a educação, mas não deixa de lado o lazer. Por isso, procuramos levar entretenimento de qualidade ao povo”, ressaltou.

 

No sábado (19), a Secretaria de Ação Cultural e Cidadania apresentou à população os membros do Conselho Municipal de Cultura. Eleito em 2013, durante a Conferência Municipal de Cultura, o grupo tem por objetivo fiscalizar a prestação de contas e aplicação de recursos na Secretaria de Cultura, avaliando e aprovando os investimentos feitos pelo Fundo Municipal de Cultura.

 

Rock, blues e música celta
A programação musical deste ano privilegiou o rock e o blues. Na sexta-feira (18), os fãs de Elvis Presley conferiram o show “Elvis Las Vegas Concert”, apresentado por Adam Presley e Elvisback Big Band. O cantor usou de toda e irreverência e cantou clássicos do rei do rock como “Hound Dog”, “Suspicious Minds”, “My Way” e “You’ve Lost That Lovin’ Feeling”.

O show foi considerado o melhor tributo a Elvis Presley da América Latina. O cantor Adam Presley conquistou o primeiro lugar no Gospel Contest do São Paulo Elvis Fest 2014, concurso que escolhe o melhor Elvis cover para ir a Memphis, nos EUA, representar o Brasil no concurso mundial.

 

Já no sábado (19), a banda de blues Garden Now, de Araras, surpreendeu o público e encantou a todos tocando clássicos do gênero com muita desenvoltura e competência. Não faltaram canções de ícones do blues como BB King, John Mayall e até uma homenagem ao eterno bluseiro Johnny Winter, que morreu na última quarta-feira (16).

Formada em 2011, a banda surgiu pelo gosto em comum dos integrantes por blues e jazz. A apresentação marcou a gravação do 1º DVD do grupo, formado por Lilly Trento (voz), Pedro Ivo (voz), André Verona (guitarra), Alysson Barreiros (guitarra), Edenilson Santos (baixo) e Johnny Mau (bateria).

 

Quem fechou a noite foi a banda Capitão Nemo. O grupo, também de Araras, celebrou 20 anos de estrada e tocou clássicos do rock 70 e 80 como “Show me The Way” (Peter Frampton), “Time” e “Confortably Numb” (Pink Floyd). Além disso, o grupo convidou a cantora ararense Maria Elisa, a Magui, para interpretar as canções de Rita Lee “Ovelha Negra” e “Agora só Falta Você”.

A apresentação ainda contou com performance do artista plástico Du Castro, que produziu ilustração alusiva à banda.

A Capitão Nemo é formada por Daniel Coimbra (baixo e voz), Marcelo Nunes (guitarra) e Murilo Silva (bateria).

No domingo, antes do show dos Titãs, o público também conferiu apresentação da banda Taberna Folk, que resgatou músicas da Europa antiga. O repertório contou com drinking songs, temas tradicionais medievais, celtas, germânicos, nórdicos, assim como músicas próprias que recriaram o estilo da época.

A banda é formada por Ricardo Amaro (violão, flauta, gaita de fole e voz), Karina Moreno (percussão e voz), Luis Henrique Romagnolo (violão, bandolin e voz), Bardo (violão, harpa e voz) e Hugo Taboga (percussão e flauta).

 

Sucesso de vendas
As instituições que participaram do Festival do Café & Chocolate têm motivos para comemorar. A vendas deste ano superaram as de outras edições do Festival, que é realizado desde 2011.

Para Cidinha Denardi, da Associação de Damas de Caridade São Vicente de Paula, o Café & Chocolate tem melhorado a cada ano. “Em três dias de festa, vendemos aproximadamente 1.500 doses de chocolate quente. Não esperava todo esse movimento. Fico muito contente, pois, além de arrecadarmos esta verba que será aplicada na manutenção da instituição, há a colaboração mútua de todas as entidades que trabalham juntas, com muito carinho, tornando essa festa possível”, disse.

 

Outro destaque de vendas foi o espetinho de morango com chocolate. De acordo com pastor Adalberto Zampin, da Associação “Jesus para o Mundo”, foram comercializados aproximadamente 2.500 espetinhos durante os três dias de festa. “Participo da festa desde a primeira edição e notei que, neste ano, o movimento foi superior ao dos anos anteriores. O lucro arrecadado nas festas realizadas pela Prefeitura é sempre muito bem vindo e nos ajuda a investir na manutenção da Associação, que atualmente atende 30 moradores de rua”, disse.

O músico Valmir Rodrigues, morador na região central, apreciou a culinária e falou da importância do lazer à população. “A população também precisa de lazer e eventos como esse que reúnem a família na praça. A estrutura do Festival tem melhorado muito e a cada ano percebo que as entidades estão aprimorando o atendimento ao público e a qualidade dos produtos”, disse.

Ao todo, 25 entidades assistenciais de Araras comandaram a praça de alimentação e venderam produtos como trufas, brigadeiros, fondue de chocolate com frutas, bolos, petit gateau, tortas e pastéis doces e salgados, espetinhos de frutas, caldos, pão de queijo, cuscuz, cupcakes, espetinhos de frango frito e pizzas.

O cardápio incluiu ainda bebidas como café, chocolate quente, cappuccino, tchae (chá), frapê, vinho quente, chopp claro, escuro e com vinho, refrigerantes, água e cerveja.

Como em outros eventos realizados pela Prefeitura de Araras, o lucro obtido com a venda dos produtos será dividido igualmente entre as instituições participantes.


Horácio Busolin Júnior / Secom