Está cada vez mais próxima a concretização do sonho de Araras ter uma Faculdade de Medicina. Uma comissão de especialistas do MEC (Ministério da Educação) chegou nesta quarta-feira (16) para avaliar a estrutura da cidade, visando a implantação do curso de graduação em medicina, que será ministrado instituições particulares de ensino superior.
Os dois médicos responsáveis pela análise ficam no município até sexta-feira (18) e, até lá, farão visitas técnicas em algumas unidades da rede municipal de saúde que serão escolhidas aleatoriamente e também ao Hospital São Luiz.
O prefeito Nelson Dimas Brambilla e a secretária de Saúde Vandersi Pavan Bressan recepcionaram os médicos João Cavalcanti e Paulo Francisco Barbosa, durante encontro na Secretaria Municipal de Saúde, para detalharem o funcionamento da rede municipal de Araras.
Na ocasião foram entregues também livros aos profissionais com informações e dados estatísticos sobre a saúde pública de Araras e região. O material foi confeccionado especialmente para análise dos profissionais do MEC.
“É um sonho da atual administração a implantação da Faculdade de Medicina. Atualmente, tratamos o assunto como uma missão do Governo de Araras. Nós acreditamos nesse projeto e preparamos esse material para que vocês possam conhecer as nossas instalações, o número de munícipes atendidos na cidade e também na região, já que contamos com o apoio das cidades de Leme, Pirassununga e Conchal para a implantação da Faculdade”, ressaltou o prefeito.
Brambilla ainda destacou o potencial da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Araras/Hospital São Luiz - unidade de saúde que será utilizada pelo município como Hospital Escola, contribuindo com as atividades práticas dos alunos da Faculdade.
“Temos um hospital altamente qualificado na cidade para auxiliar no trabalho com os residentes, que apoia a ideia da Faculdade de Medicina e compartilha deste sonho. Somamos aproximadamente 360 leitos e atendemos um número expressivo de pacientes do SUS”, detalhou.
A secretária de Saúde pontuou os serviços oferecidos pelo Município, entre eles, o “Melhor em Casa”, o Samu Regional e a Farmácia Popular, e destacou ainda o índice de mortalidade infantil de Araras como um dos mais baixos do País.
“Vários fatores justificam esta redução, entre eles o atendimento qualificado ainda no pré-natal, a cobertura vacinal, o protocolo de treinamentos e o investimento em qualificação e oficinas voltadas aos profissionais de saúde”, lembrou Vanda.
Participaram do encontro também representantes dos municípios que integram o colegiado de Araras e assinaram o termo de compromisso para a instalação da Faculdade de Medicina na cidade.
De Conchal, estiveram presentes a diretora do Hospital Maternidade “Madre Vanini”, Maria Auxiliadora de Rezende, e também a coordenadora administrativa da instituição, Maria Claret Gonçalves; e de Leme, o provedor da Santa Casa Paulo José Rovai. O encontro contou ainda com a participação do provedor da Santa Casa de Misericórdia Araras e secretário de Governo e Relações Institucionais, Eduardo de Moraes; do diretor clínico da Secretaria Municipal de Saúde, Rodrigo Luis Klein Harder; da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roberta Barbinatto; e servidoras municipais da pasta.
Visitas técnicas
As visitas às unidades de saúde serão realizadas nesta quinta-feira (17), com o objetivo de avaliar os serviços disponíveis na cidade. Os técnicos avaliarão se as condições estruturais possibilitam a autorização de um curso de medicina no município, de acordo com o Programa “Mais Médicos”. Os locais visitados serão escolhidos aleatoriamente pelos técnicos e a previsão é que os trabalhos comecem às 8h.
“Nosso objetivo aqui é visitar as unidades e fazer um relatório fidedigno. Para isso, participamos constantemente de oficinas e seguimos um protocolo para a elaboração do relatório. Aqui, vocês têm um número expressivo de médicos e também nos surpreenderam com esse material detalhado sobre a rede municipal de saúde”, disse o médico Paulo Francisco Barbosa.
Em dezembro de 2013, Araras foi um dos 42 municípios pré-selecionados para receber a implantação do curso de graduação em medicina. A lista foi divulgada pelo Ministério da Educação, em portaria publicada no "Diário Oficial da União". Desde então o município busca apoio de cidades da região para conclusão do projeto.
Um compromisso de cooperação foi assinado em maio deste ano, com a finalidade de reforçar a união entre os municípios de Araras, Leme, Conchal e Pirassununga para a instalação da faculdade, disponibilizando inclusive espaços e serviços de saúde para a formação pedagógica de profissionais e alunos do curso de medicina para complementação dos ensinamentos práticos, auxiliando nos atendimentos e melhorando a estrutura da saúde pública das cidades.
O Município de Araras possui estrutura composta por 23 PSFs, 4 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), o Caem (Centro de Atendimento de Especialidades Médicas) “Nelson Salomé”, além dos hospitais “São Luiz” e “Elisa Sbrissa Franchozza”, que atendem à rede pública, e da UPA (Unidade de Pronto-atendimento), que está sendo implantada no hospital municipal.
Luciana Cândido/Secom