A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 02/07/2014 às 12:03
Começa construção de rotatórias na Avenida Loreto
Dispositivos estão sendo instalados entre as ruas Dr. Roberto Mercatelli e Paulo Américo Russo, e entre as ruas Paschoal Battel e Antonio Pereira

A Prefeitura de Araras iniciou a construção das duas rotatórias definitivas na Avenida Loreto, uma das principais vias de ligação entre a região leste e o Centro da cidade.

Os dispositivos estão sendo construídos em dois pontos: no cruzamento das ruas Dr. Roberto Mercatelli e Paulo Américo Russo, próximo à Academia Ativa; e no cruzamento entre as ruas Paschoal Battel e Antonio Pereira, próximo à Orimad.

Esta semana, a empresa responsável pela obra deu início aos serviços com corte da pavimentação asfáltica para instalação das rotatórias. As próximas etapas envolvem o aterramento do espaço e a colocação de guias e sarjetas.

A avenida irá receber também a instalação de guias concretadas nos canteiros centrais, intensificando o fechamento dos acessos. Ao decorrer da obra, os tambores colocados provisoriamente também serão retirados da avenida.

As intervenções no trânsito da Loreto tiveram início em 2013, atendendo à indicação feita pela população em reuniões do Orçamento Participativo e também após consultas em duas audiências públicas. Tanto as rotatórias quanto o fechamento dos canteiros foram testados antes de serem implantados definitivamente no local.

O projeto de revitalização da Loreto envolve ainda melhorias na drenagem, iluminação e arborização, reforço da sinalização da via, intervenções em outras ruas de acesso à região, além do recapeamento total da avenida.

As guias serão assentadas de maneira a permitir a passagem da água. Posteriormente, será construído ainda o canteiro com arborização e também serão realizados serviços de drenagem.

A ordem de serviço foi entregue no dia 25 de junho à Empresa Oliveira Dias Construção e Saneamento Ltda, que venceu o processo licitatório. A obra, que conta com recursos próprios da Prefeitura no valor de R$ R$ 53.799,41, tem previsão para ser entregue em dois meses.

“A instalação das rotatórias é umas das melhorias que fazem parte do projeto de revitalização da avenida. Queremos garantir mais segurança no trânsito do local, reduzindo os acidentes e também melhorando a mobilidade urbana. Será uma nova Loreto, construída com a participação da população que discutiu as mudanças junto à administração municipal”, comentou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.

Revitalização da Avenida Loreto
As intervenções na Avenida Loreto vão atingir praticamente toda a extensão da via pública, que tem aproximadamente 1,3 km de comprimento no trecho compreendido entre o Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto” e as proximidades do CAEE “Ettore Zuntini”.

O projeto de melhorias asfálticas foi selecionado pelo Governo Federal para receber verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O anúncio foi feito em outubro de 2013 pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla e envolve também serviços relacionados à drenagem, fechamento definitivo dos canteiros, paisagismo e acessibilidade, além de intervenções em outras vias públicas da cidade, somando 6 km de pavimentação.

A revitalização da Loreto inclui ainda melhorias em outras vias públicas de acesso à região. Entre elas, estão a implantação de duas rotatórias na Avenida José Marques da Silva – uma delas em frente ao Hospital da Unimed e outra no cruzamento com a Rua João Buzo, próxima à Praça “Mamede de Souza” – e o fechamento dos demais acessos pelo canteiro central, além da desapropriação de uma área na Avenida Ignácio Zurita Neto, o que vai liberar o trânsito nas duas pistas da via pública, em todo o trecho compreendido entre a Rua dos Coroados e a Avenida Horácio Krepschi.

As intervenções visam redirecionar o fluxo de veículos para estas avenidas, reduzindo o tráfego na Loreto. Em horário de pico, segundo o Demutran, 3,2 mil veículos chegam a passar por hora pela Loreto.

Duplicação da iluminação pública
Outra melhoria que faz parte do projeto de revitalização da Avenida Loreto é a duplicação da iluminação pública.

Os serviços começaram no mês passado e envolvem a substituição das atuais lâmpadas de 150 watts de vapor de sódio por modelos de 250 watts, além da instalação de dois braços de iluminação em cada um dos 103 postes da avenida – atualmente, eles possuem apenas uma lâmpada cada.

Com isso, a Loreto passará a contar com 206 braços de iluminação no trecho compreendido entre o Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto” até as proximidades do CAEE “Ettore Zuntini”.

Os serviços são realizados com recursos próprios da administração municipal e executados pela Elektro, empresa contratada pela Prefeitura. Até a ultima semana, 30% de todo o serviço havia sido concluído. A previsão é que as melhorias sejam finalizadas dentro dos próximos dias.

Horácio Busolin Júnior / Secom