A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 18/06/2014 às 15:54
Av. Loreto ganha novas rotatórias na próxima semana
Dispositivos serão construídos nos dois pontos onde estão atualmente as rotatórias provisórias; licitação foi concluída no último dia 13

Na próxima semana começa a construção das novas rotatórias, agora em definitivo, na Avenida Loreto, uma das principais vias de ligação entre a região leste e o Centro da cidade. O trecho também vai receber, em seus canteiros centrais, a instalação de guias, concretadas no asfalto, intensificando seu fechamento.

As intervenções no percurso tiveram início em 2013, atendendo à indicação feita pela população em reuniões do Orçamento Participativo e também após consultas em duas audiências públicas.

O projeto final envolve o fechamento de todos os canteiros da via, melhorias na drenagem, iluminação e arborização, reforço da sinalização da Avenida Loreto, intervenções em outras ruas de acesso à região, além do recapeamento total da via.

As novas rotatórias serão construídas em dois pontos: uma entre as ruas Dr. Roberto Mercatelli e Paulo Américo Russo, e outra entre as ruas Paschoal Battel e Antonio Pereira, próxima à Orimad.
A licitação, na modalidade carta convite, foi concluída no último dia 13 de junho e a empresa vencedora, Oliveira e Dias, deve começar a obra na semana que vem.

De acordo com o secretário de Planejamento, Gestão e Mobilidade Felipe Dezotti Beloto, a instalação das rotatórias provisórias melhorou o fluxo de veículos e diminuiu o número de acidentes no local.

“Iremos retirar os tambores e fecharemos os canteiros, primeiramente com guias pré-moldadas assentadas sobre o asfalto. Isso até darmos início à outra fase da revitalização, que inclui drenagem e outras melhorias como o recapeamento total da via”, disse Beloto.

As guias provisórias serão assentadas de maneira a permitir a passagem da água. Posteriormente, será construído o canteiro com arborização e realizados os serviços de drenagem.

Ouvindo a população
Todas as modificações no trânsito da avenida realizadas desde 2013 foram discutidas amplamente em duas audiências públicas, que contaram com a participação de moradores da região e também representantes da Prefeitura. Os encontros aconteceram na Emef “Pe. Ângelo Longhi”, no Jardim Maria Luiza, nos dias 31 de outubro de 2013 e também 20 de fevereiro deste ano.

A administração municipal ouviu as sugestões da população e implantou três fases de testes no trânsito. Todas envolveram o fechamento dos acessos pelo canteiro central e alternativas para rotatórias em locais diferenciados.

A primeira fase de mudanças entrou em vigor em dezembro de 2013 e incluiu a implantação de um retorno provisório, utilizando a praça localizada em frente E.E. “Carlota Fernandes de Souza Rodini” – a medida também atendeu a sugestões feitas pela população pelo site do Município de Araras - www. araras.sp.gov.br.
Além disso, o trecho próximo à escola ganhou reforço na sinalização das faixas de pedestres, nos dois lados da via.

Também em frente à escola foi instalado um anteparo para controlar o fluxo de alunos, principalmente nos horários de entrada e saída das aulas.

Já a segunda fase de testes retirou o retorno provisório em frente à E.E. “Carlota Fernandes de Souza Rodini”. A medida teve por objetivo avaliar o impacto das mudanças no trânsito na Avenida e limitou a conversão dos motoristas apenas às rotatórias localizadas próximo ao Parque Ecológico e ao CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) “Ettore Zuntini”.

Essa proposta tinha sido apresentada inicialmente pela administração municipal, mas moradores, comerciantes e usuários do local que participaram da 1ª audiência pública reivindicaram a instalação de um retorno provisório próximo à escola – o que foi feito, em caráter experimental.

Na 2ª audiência, que aconteceu em fevereiro, mais de 150 munícipes avaliaram as mudanças realizadas em caráter experimental e fizeram novas sugestões, propondo uma terceira e última fase de testes. Desta vez, a alternativa analisada envolveu a implantação de duas rotatórias provisórias na Avenida Loreto: uma entre as ruas Dr. Roberto Mercatelli e Paulo Américo Russo, e outra entre as ruas Paschoal Battel e Antonio Pereira, próximo à Orimad.

“Esta foi a maneira mais democrática que encontramos de discutir o projeto e ouvir as sugestões da população. Fizemos três fases de testes para buscar, em conjunto com os moradores e usuários da Loreto, a melhor alternativa para o trânsito no local, reduzindo o número de acidentes e garantindo mais segurança na avenida”, observou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.

Cara nova
As intervenções na Avenida Loreto vão atingir praticamente toda a extensão da via pública, que tem aproximadamente 1,3 km de comprimento no trecho compreendido entre o Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto” e as proximidades do CAEE “Ettore Zuntini”.

A revitalização prevê ainda melhorias na drenagem, iluminação e arborização, reforço da sinalização da Avenida Loreto e o recapeamento de 18,5 mil m² da via.

O projeto de melhorias asfálticas foi selecionado pelo Governo Federal para receber verbas do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). O anúncio foi feito em outubro de 2013 pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla e envolve também serviços relacionados à drenagem, fechamento definitivo dos canteiros, paisagismo e acessibilidade, além de intervenções em outras vias públicas da cidade, somando 6 km de pavimentação.

A revitalização da Loreto inclui ainda melhorias em outras vias públicas de acesso à região. Entre elas, estão a implantação de duas rotatórias na Avenida José Marques da Silva – uma delas em frente ao Hospital da Unimed e outra no cruzamento com a Rua João Buzo, próxima à Praça “Mamede de Souza” – e o fechamento dos demais acessos pelo canteiro central, além da desapropriação de uma área na Avenida Ignácio Zurita Neto, o que vai liberar o trânsito nas duas pistas da via pública, em todo o trecho compreendido entre a Rua dos Coroados e a Avenida Horácio Krepschi.

As intervenções visam redirecionar o fluxo de veículos para estas avenidas, reduzindo o tráfego na Loreto. Em horário de pico, segundo o Demutran, 3,2 mil veículos chegam a passar por hora pela Loreto.

Duplicação da iluminação pública
Outra melhoria que faz parte do projeto de revitalização da Avenida Loreto é a duplicação da iluminação pública.

Os serviços começaram neste mês de junho e envolvem a substituição das atuais lâmpadas de 150 watts de vapor de sódio por modelos de 250 watts, além da instalação de dois braços de iluminação em cada um dos 103 postes da avenida – atualmente, eles possuem apenas uma lâmpada cada.

Com isso, a Loreto passará a contar com 206 braços de iluminação no trecho compreendido entre o Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto” até as proximidades do CAEE “Ettore Zuntini”.

Os serviços são realizados com recursos próprios da administração municipal e executados pela Elektro, empresa contratada pela Prefeitura. Até a ultima semana, 30% de todo o serviço havia sido concluído. A previsão é que as melhorias sejam finalizadas em 30 dias.

Horácio Busolin Júnior / Secom