O Centro Esportivo “Ruy Branco de Miranda”, que fica no Jardim Alvorada, oferece atividades físicas diárias para a população de Araras.
As aulas são coordenadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras e têm como objetivo incentivar a prática esportiva entre pessoas de todas as idades.
Os moradores da região norte participam semanalmente de aulas de futsal, vôlei adaptado para terceira idade e ginástica ao ar livre, sempre com orientação de um professor de educação física.
“Nós queremos com este projeto diário de esporte incentivar a prática de atividades físicas entre a população e fazer com que os moradores da zona norte aproveitem este espaço para se exercitar”, explicou o coordenador de esportes da Secretaria, Luiz Paulo Franco.
Outras modalidades serão incorporadas ao Centro Esportivo, como handebol, basquete, vôlei e ginástica rítmica. “A previsão é que esses novos esportes já façam parte do cronograma das atividades nas próximas semanas”, reforçou o coordenador.
A questão social também está inserida nas atividades esportivas que ocorrem no Centro Esportivo. As aulas de futsal, que acontecem às terças e quintas-feiras, são exemplo disso.
“O trabalho que realizamos aqui é incentivar as crianças a praticarem esporte para que fiquem longe das coisas erradas e melhorem o comportamento dentro de casa, entre outras coisas. Visamos a formação de homens de bem”, explicou o professor Paulo Sales.
Ele reforça que para participar das aulas os meninos devem frequentar a escola. “Qualquer menino pode participar das aulas de futsal, mas tem que estar estudando. Sem escola, não tem treino”, reforçou o professor. Ao todo, 40 meninos entre 9 e 18 anos participam das atividades.
O complexo esportivo conta com quadra coberta, vestiários, quiosques, rampa de skate, playground e outros equipamentos para prática esportiva.
Novo ginásio poliesportivo
O local passou por reforma geral há alguns anos, mas atos de vandalismo acabaram deteriorando parte da estrutura novamente.
Novas intervenções estão previstas para ser realizadas pela Prefeitura no Centro Esportivo, envolvendo melhorias principalmente no vestiário da quadra e troca do alambrado do local.
Além disso, segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, um outro projeto já está em andamento para transformar a quadra em ginásio poliesportivo.
A obra contará com recursos do Governo Federal, via Ministério do Esporte, obtidos por meio de emenda do deputado federal José Mentor, que atendeu a pedido do diretor de obras e coordenador do CAM “Guerino Bertolini”, José Gonçalves Filho (Paraíba).
“A previsão é que esta obra comece no segundo semestre deste ano”, comentou o secretário Felipe Dezotti Beloto.
Mais informações sobre os projetos esportivos realizados no local podem ser obtidas pelos telefones 3544-8347 e 3542-9195.
Projetos realizados no Centro Esportivo “Ruy Branco Miranda”
- Vôlei adaptado
Às segundas e quartas, das 7h30 às 9h30
- Futsal
Às terças e quintas, das 8h às 11h e das 14h às 17h
- Academia ao ar livre
Às terças, quintas e sextas, das 7h30 às 10h30
Anderson Cândido/Secom