A Copa do Mundo ganha espaço e decora as escolas municipais com as cores e bandeiras dos países participantes do torneio, que começa nesta quinta-feira (12).
Ações pedagógicas estão sendo desenvolvidas tanto no ensino infantil quanto no fundamental da rede municipal de ensino, buscando estimular o interesse dos alunos sobre as nações que participam da competição, suas culturas e particularidades.
Os trabalhos estimulam a criatividade e mostram o engajamento dos estudantes sobre o campeonato.
A Emef “Professor João Poletti”, localizada no José Ometto 3, é uma das escolas que vem trabalhando o tema em várias disciplinas.
Uma das atrações que movimentou a escola nesta terça-feira (10) foi o campeonato de futebol de botão com alunos da 2ª a 4ª série. Nele, os jogadores representam os 32 países participantes da Copa 2014.
No período da manhã, a final foi entre os jogadores de Portugal e Gana – o vencedor foi Gana, o que seria considerado uma “zebra” no campeonato mundial de futebol tradicional. À tarde, a Argentina derrotou a Inglaterra e ficou campeã na disputa dos botões.
“As preparações começaram há dois meses. Tentamos trabalhar o tema em todas as matérias escolares e cada professor buscou adequá-lo a sua disciplina”, disse a diretora Marli Naitzel.
A professora de inglês Wandreia Pedroso considera o futebol um assunto universal, que atrai o interesse dos alunos e facilita o aprendizado de outro idioma.
“Como esta será a segunda Copa realizada em nosso país e poucas pessoas viram a que foi realizada em 1950, fizemos comparações entre as duas. Para nós, professores, estas atividades são muito gratificantes porque estimulam o interesse dos alunos, que se identificam com o tema”, disse.
Ações diferenciadas também foram realizadas na Emef“Professora Adalgisa Perin B. Franzini”, que fica no Parque Tiradentes.
Nas aulas de educação física, por exemplo, a Copa motivou apresentações coreográficas de músicas que fazem referência ao Brasil; nas de artes, decoração de painéis com bandeiras; nas de história e geografia, trabalhos sobre a cultura de países participantes da Copa, e estudo de diferentes regiões do mundo.
“Aproveitamos o fato de a Copa do Mundo ser um evento histórico para atrair o interesse dos alunos. Houve engajamento de toda a escola neste sentido. Professores de várias matérias programaram atividades sobre o tema e os alunos ficaram empolgados. É importante valorizar os trabalhos desenvolvidos por eles e estimular todas as formas de criatividade e aprendizado”, declarou a diretora Michele Renata Figueiredo.
Ainda na área esportiva, a escola também está em festa pela conquista do 1º lugar na Copa Sesi, pelo time masculino de futsal.
Já a Emef “Professor Joel Job Fachini”, localizada no Jardim das Nações, realizou um trabalho unificado entre as oficinas de teclado, violão, coral, fanfarra e dança do programa “Mais Educação”, desenvolvido em Araras por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.
O resultado foi a criação de uma música em homenagem à Copa do Mundo e também de uma coreografia inspirada nos gestos e movimentos dos jogadores em campo.
A canção “Vai Brasil”, criada para o 3º Festival de Dança do Projeto “Mais Educação”, será reapresentada nesta quarta-feira (11), a partir das 15h30, durante o evento de encerramento do semestre letivo.
Alunos e professores da Emef “Professor Leonaldo Zornoff”, localizada no Jardim Alvorada, também se engajaram em trabalhos relacionados à Copa, como confecção de bandeiras e do mascote da competição, além da criação de livros sobre os países participantes e também de maquetes de estádios onde acontecerão os jogos.
A escola organizou ainda um campeonato interno de futebol e promove exposição aberta aos pais, que podem conferir a decoração e as obras realizadas pelos estudantes.
No CAEE “Ettore Zuntini”, o clima da Copa tomou conta também da tradicional festa junina, que aconteceu nesta terça-feira. Vestidos com as cores verde e amarela, os alunos degustaram comidas típicas e participaram de atividades inspiradas no torneio mundial de futebol, durante o “Arraiá Futebolístico”.
Férias antecipadas
A Copa do Mundo antecipou também o recesso escolar do meio do ano. Os alunos da rede municipal entram em férias nesta quinta-feira (12) e retornam às aulas no dia 14 de julho.
Durante o recesso, 14 unidades da rede municipal permanecerão abertas para atender crianças de 0 a 6 anos, cujos pais trabalham fora e comprovem a necessidade de permanência dos filhos na unidade escolar.
Secom/PMA