O programa “Melhor em Casa”, implantado este ano pela Prefeitura de Araras, aprimorou e ampliou o atendimento médico domiciliar em Araras.
Segundo balanço divulgado na última quinta-feira (29) pela Secretaria Municipal de Saúde, durante audiência pública referente ao primeiro quadrimestre deste ano, o programa realizou 572 visitas domiciliares em 2014. O número supera o total realizado no último quadrimestre de 2013, que foi de 486.
Os atendimentos médicos também tiveram aumento, após a ampliação do serviço. Nos quatro primeiros meses de 2014, 217 atendimentos foram realizados. O número também supera o registrado no último quadrimestre do ano passado, que somou 156 atendimentos.
Ainda segundo os dados, a equipe do “Melhor em Casa” atendeu nos quatro primeiros meses deste ano 174 pacientes e realizou mais 513 procedimentos de enfermagem, 89 atendimentos de fisioterapeutas, 47 de nutricionista e 29 de assistente social.
O “Melhor em Casa” substituiu o antigo Pamd (Programa de Atendimento Médico Domiciliar) e começou a funcionar em um novo formato já em janeiro deste ano, para se adequar as exigências do Ministério da Saúde- a habilitação aconteceu no final de março.
Antes, o programa de atendimento domiciliar era viabilizado apenas com recursos próprios da Prefeitura. Depois da habilitação, ele passou a contar com repasse mensal de R$ 56 mil do Governo Federal.
O “Melhor em Casa” conta com equipe multiprofissional de atenção domiciliar, composta um por médico (jornada de 40 horas/semana), um enfermeiro (40 horas/semana), quatro técnicos ou auxiliares de enfermagem (30 horas/semana) e um fisioterapeuta (30 horas/semana); e por uma equipe multiprofissional de apoio, que envolve uma assistente social, um nutricionista e um psicólogo, que trabalham em jornada de no mínimo 20 horas semanais.
Após a reestruturação, o serviço de atenção domiciliar oferece cobertura de 12h por dia, além de plantão aos finais de semana e feriados para atendimento dos pacientes triados pela equipe.
O “Melhor em Casa” disponibiliza mais profissionais e de áreas mais abrangentes, que seguem os protocolos do Ministério da Saúde para o atendimento dos pacientes.
O programa melhora e amplia a assistência do SUS a pacientes com agravos de saúde que precisam receber atendimento humanizado domiciliar, e também reduz os riscos de contaminação e infecção que podem ser adquiridos nos hospitais.
O encaminhamento dos pacientes é feito pelos equipamentos da rede pública de saúde, como hospitais e demais unidades de saúde que atendem via SUS (Sistema Único de Saúde).
Para a secretária de Saúde Vandersi Pavan Bressan, o atendimento médico domiciliar dará um salto ainda maior nos próximos quatro meses.
“No balanço do segundo quadrimestre, poderemos ter uma visão mais clara dos avanços do programa, que ainda é muito recente. Mesmo assim, os resultados já são bastante positivos, principalmente no que diz respeito ao atendimento médico. O “Melhor em Casa” tem um médico exclusivo, que acompanha a equipe 8h por dia, qualificando o atendimento aos doentes. Isso é inédito em Araras”, disse.
Horácio Busolin Júnior /Secom