Na manhã desta sexta-feira (23), o prefeito Nelson Dimas Brambilla e o presidente do Sesi-SP e da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, assinaram convênio para o desenvolvimento de formação esportiva do Programa “Sesi Atleta do Futuro” (PAF).
A solenidade aconteceu durante a inauguração da ampliação da Escola Sesi de Araras, nesta sexta-feira (23). O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti.
O programa beneficiará 160 participantes, entre 6 e 17 anos, e as atividades estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária, nas modalidades basquete e futebol.
Na fase que compreende crianças entre seis e oito anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas.
A partir de oito anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças. Dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos.
Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.
Para o prefeito Brambilla, o esporte e a educação são os caminhos para um futuro melhor e o Sesi-SP tem contribuído para isso em Araras.
“Se não tomarmos a decisão de colocar as crianças nas escolas, não vamos sair do lugar. Não vamos chegar a lugar nenhum. O Sesi tem um papel fundamental na formação das nossas crianças e jovens e Araras está se transformando num grande polo educador”, disse.
Para Paulo Skaf, o programa é uma grande oportunidade para que crianças e jovens pratiquem esportes gratuitamente e desenvolvam valores que levarão para a vida toda.
“O “Atleta do Futuro” foi pensado para estimular a prática esportiva e preparar nossos jovens para o futuro, pois aa atividades físicas também contribuem para a formação de cidadãos com mais saúde e disciplina”, disse.
Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais da semana com a participação da família.
Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esportes.
Ampliação da escola
O evento marcou a inauguração da ampliação da Escola Sesi de Araras e a apresentação de investimentos no Centro de Atividades do Trabalhador “Laerte Michielin”, totalizando R$ 13 milhões entre obras e equipamentos para adaptar a estrutura aos alunos do ensino em tempo integral e do ensino médio.
A área educacional foi expandida com a construção de 11 novas salas de aula e a reforma das oito salas já existentes. Também foi realizada a construção do segundo laboratório de informática – o outro, já existente no local, foi totalmente reformado e atualizado, além de ampliação da biblioteca escolar e novo projeto para a cozinha, a despensa e o refeitório.
O espaço destinado ao recreio escolar foi totalmente coberto para oferecer mais conforto aos estudantes.
Os investimentos também contemplaram as áreas esportivas e culturais. Foi construída uma quadra poliesportiva coberta, um campo de futebol society com grama sintética, uma sala de ginástica e dança, além da conclusão do sistema de aquecimento das piscinas. O Centro de Atividades ganhou ainda uma cozinha didática, sala de múltiplo uso e uma área para exposições artísticas.
A escola do Sesi de Araras oferece ensino fundamental em tempo integral, desenvolve seu próprio material didático, um diferencial da metodologia conhecida como sistema Sesi-SP de ensino, que engloba processos de ensino, aprendizagem e pesquisa.
Atualmente, a Escola Sesi em Araras atende 913 alunos, sendo 384 no ensino fundamental, 192 no ensino médio e 337 na EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Escola móvel
Também foi inaugurada a Escola Móvel de Manutenção de Tratores. A unidade é equipada com tecnologia do grupo industrial AGCO permitindo simulações e diagnósticos eletrônicos de última geração.
Em seu interior são oferecidos cursos voltados à manutenção de tratores nos segmentos da mecânica de máquinas e motores, eletroeletrônica embarcaria e hidráulica.
Os cursos para manutenção de tratores serão desenvolvidos pelo Senai-SP em parceria comas indústrias fabricantes de máquinas agrícolas. A unidade móvel tem capacidade para atender até 12 alunos por turma.
Ederaldo Poy/Secom
Com informações da assessoria do Sesi-SP e Senai-SP/Fiesp