Mais uma demanda indicada em reuniões do Orçamento Participativo da zona rural é atendida pela Prefeitura de Araras. Desta vez, moradores do Núcleo Caio Prado serão beneficiados com a recuperação de trecho da Estrada Municipal “Armando Sanfelice”, via que dá acesso ao bairro.
Os serviços tiveram início segunda-feira (18) e incluem a recuperação de 1.620 metros lineares de asfalto. Além disso, o trecho também ganhará reforço na sinalização de solo dos dois bordos da pista e das faixas centrais. A obra, realizada pela empresa DRR Construtora, conta com recursos próprios da Prefeitura.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas Celso Canassa, a obra deve ser finalizada em 15 dias. “Além de recuperar o trecho da via, também serão recapeados os bordos da pista que estão mais danificados”, disse.
Para o prefeito Nelson Dimas Brambilla, mais um problema antigo está sendo resolvido pela Prefeitura. “Por vezes, em período de chuvas, os trechos danificados prejudicavam o trafego de veículos. Com a obra, proprietários rurais, moradores e trabalhadores do Caio Prado que utilizam diariamente essa via serão diretamente beneficiados e poderão ter mais segurança”, afirmou.
O secretário de Planejamento, Gestão e Mobilidade Felipe Beloto reforçou a importância do Orçamento Participativo para a solução de antigas reivindicações da população. “Esta é a proposta do OP deste ano. Resolver demandas pendentes de edições passadas do OP que não necessitam de grandes investimentos e podem ser facilmente resolvidas”, ressaltou.
Nova dinâmica do OP
Essa e outras demandas foram discutidas em reunião realizada entre delegados do OP da zona rural e o prefeito Nelson Dimas Brambilla. O encontro marcou a nova dinâmica do Orçamento Participativo.
A proposta é que cada delegado capte as principais prioridades junto aos moradores das regiões e leve essas demandas diretamente ao prefeito Brambilla, que irá recebê-los em seu gabinete.
Entre outras reivindicações estão melhorias na iluminação do bairro Elhiu Root; compra de implementos agrícolas e um trator de pequeno porte para os Assentamentos Rurais.
Além disso, moradores do bairro Caio Prado solicitaram ao prefeito fornecimento de água a três propriedades rurais, que, por causa da estiagem, estão com falta do recurso hídrico nas cisternas. Já os moradores do bairro Marimbondo pediram a revitalização do playground e a instalação de uma academia de ginástica ao ar livre.
Outro projeto em estudo é a substituição da ponte que dá acesso aos assentamentos rurais por uma outra, mais segura e resistente, feita com estrutura metálica.
Horácio Busolin Júnior / Secom