Aconteceu na última sexta-feira (1º) a inauguração do projeto “Guri nas Escolas”, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. O programa Guri, de educação musical gratuita, é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e gerido pela Santa Marcelina Cultura. A partir deste segundo semestre de 2025, Araras terá um polo do projeto na rede municipal de ensino, na Emef Profª. Maria Terezinha Pires Barbosa Ulson. Serão beneficiados 110 alunos, dos segundos e terceiros anos do ensino fundamental, com idade entre sete e oito anos.
O prefeito Irineu Maretto esteve representado no evento pelo secretário municipal de Educação, Bruno Roza, que destacou a importância da educação musical no currículo de crianças e jovens. “As aulas incentivam o desenvolvimento pessoal e escolar dos jovens, apresentando o canto, os instrumentos e, quem sabe, até inspirando aqueles que querem levar a música para a vida”, disse.
A formação dos alunos também foi citada pelo secretário de Cultura, Mussa Daniel. “Com muita alegria estamos recebendo em nossa cidade o maior projeto de formação artística do estado e, agora em um novo formato. É uma oportunidade para nossas crianças, estamos no roteiro do projeto abrindo caminho para a formação de jovens e adolescentes. Esperamos que seja proveitoso”, afirmou.
Também estiveram presentes no evento a gerente regional da Santa Marcelina Cultura, gestora do Guri, Edenilva Rios; a diretora da escola que receberá o projeto, Luciane Aparecida dos Santos Calheiro de Carvalho; a vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD); e Rogério Ulson, filho da patronesse da escola atendida pelo projeto e ex-prefeito de Analândia.
Projeto Guri
Em 2025, o Guri completa 30 anos, tendo atendido mais de um milhão de crianças e jovens durante esse período, com atividades pedagógico-musicais, aulas de canto e instrumentos. O projeto oferece, anualmente, 100 mil vagas para crianças e adolescentes em mais de 500 polos de ensino em todo o estado de São Paulo. Em Araras, o projeto também tem apoio da empresa Citrosuco.
Secom/Prefeitura de Araras