A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 14/05/2014 às 17:19
Praça Barão de Araras recebe maestro João Carlos Martins e Orquestra Bachiana
Concerto gratuito será neste domingo (18), às 20h, no Largo da Basílica; músicas eruditas e populares vão integrar o repertório

Araras recebe neste domingo (18) mais uma vez o maestro e pianista João Carlos Martins com a Orquestra Filarmônica Bachiana Sesi-SP.

Gratuito, o concerto tem início às 20h, no Largo da Basílica, na Praça Barão de Araras, e é patrocinado pela empresa FMC, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania.

A última vez que o maestro se apresentou em Araras foi em julho de 2012, durante o Festival do Café & Chocolate, realizado pela Prefeitura Municipal. Na ocasião, ele também regeu a Orquestra Bachiana e encantou o público que lotou a Praça Barão de Araras.

Além de obras de Beethoven, Mascagni e Haydn, os músicos vão apresentar também canções de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Adoniran Barbosa e Carlos Gardel, mesclando o erudito e o popular.

Criada há cinco anos, a Orquestra Bachiana Filarmônica desenvolve trabalhos voltados a adolescentes por meio da Bachiana Jovem. Assim, João Carlos Martins criou a Fundação Bachiana, cujo tema é a arte e sustentabilidade. As orquestras foram unificadas e deram origem à Filarmônica Bachiana Sesi-SP.

Músico reconhecido internacionalmente pela luta e superação, Martins iniciou seus estudos de piano na infância. Aos 13 anos, já possuía uma carreira nacional e, cinco anos depois, projetou-se internacionalmente. Aos 20 anos, estreou no Carnegie Hall, em apresentações patrocinadas pela primeira-dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt. Para muitos especialistas, o brasileiro é um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach.

 

Trajetória profissional

Martins sofreu dois incidentes que poderiam ter posto fim à carreira musical. Aos 26 anos, teve uma lesão no braço quando jogava uma partida de futebol em Nova York, e se afastou por sete anos dos palcos. No retorno à carreira, gravou a obra completa de Bach. Em 1995, após sair ferido de um assalto na Bulgária, teve o lado direito do corpo paralisado.

Por causa da LER (Lesão de Esforço Repetitivo), ele teve que encerrar a carreira de pianista aos 63 anos. Impossibilitado de tocar piano, Martins foi aprender regência e se reinventou como músico, abraçando também grandes causas da humanidade.

 

Sobre a FMC

A FMC Corporation é uma companhia química americana que atua globalmente há mais de um século com soluções inovadoras, aplicações e produtos de qualidade nos diversos setores como agrícola, industrial e de consumo. Em 2013, a FMC teve seu faturamento anual de US$ 3,9 bilhões.

A empresa emprega cerca de 6 mil pessoas no mundo e opera seus negócios em três segmentos: FMC Agricultural Solutions, FMC Health and Nutrition e FMC Minerals.

Uma das principais empresas agroquímicas do País, há 40 anos a FMC Agricultural Solutions investe em soluções tecnológicas inovadoras com pesquisas e desenvolvimento de novas moléculas e formulações químicas e biológicas eficientes no controle e prevenção de pragas e doenças nas lavouras do País.

Com faturamento anual US$ 905 milhões em 2013, a empresa é focada em antecipar as necessidades dos clientes, inserindo a sustentabilidade em seu negócio no dia a dia e principalmente nas comunidades onde está presente, agindo sempre com segurança e de forma responsável em todas as áreas.

A missão da companhia é contribuir para melhoria da produtividade no campo, rentabilidade do produtor rural e qualidade do agronegócio brasileiro. 

Secom/PMA