Matéria de capa da revista Exame, publicada nesta semana, trouxe uma ótima notícia para Araras: a cidade está entre as 100 melhores para investimentos em negócios do Brasil.
Segundo o ranking divulgado na publicação, a cidade ocupa o 98º lugar, com 11,9 pontos. A matéria é resultado de um estudo realizado pela consultoria Urban Systems, que procurou identificar as cidades com população acima de 100 mil habitantes com maior potencial para receber novos empreendimentos.
Das 28 cidades do Estado de São Paulo incluídas no ranking, tirando a Grande São Paulo, as metrópoles regionais e cidades com mais de 400 mil habitantes, Araras ficou entre as treze melhores junto de Barretos, Indaiatuba, Piracicaba, Hortolândia, São Carlos, Presidente Prudente, Indaiatuba, Araraquara, Botucatu, Itu, Americana e Barretos.
Com relação às 22 cidades que integram a Aglomeração Urbana de Piracicaba, Araras ficou atrás apenas de Piracicaba, que é sede da aglomeração e polo regional. Municípios da região, como Limeira e Rio Claro, não aparecem no ranking. Vitória foi eleita a primeira cidade, seguida de Parauapebas (PA) e Curitiba (PR).
O estudo analisou 293 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes – esse bloco de cidades é responsável por 71% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Para chegar ao resultado, o estudo levou em conta 27 indicadores - entre os principais saúde, infraestrutura, educação, telecomunicações, transporte, sociodemografia e economia.
As cidades consideradas promissoras para os negócios possuem alguns indicadores que superam a média nacional, como renda PIB per capita, chefes de família classe A, número de leitos por mil habitantes, índice de coleta de esgoto e trabalhadores formais com curso superior.
Para o prefeito Nelson Dimas Brambilla, o ranking vem coroar os esforços feitos pela população e pelas administrações municipais para o desenvolvimento da cidade.
“Estamos dando nossa contribuição para melhorar ainda mais a infraestrutura e a qualidade de vida da população. Araras está preparada para receber novas empresas com infraestrutura de ponta em vários setores”, analisou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Ele reforça que a cidade está muito bem, por exemplo, no quesito de leitos hospitalares disponíveis, um dos indicadores do ranking. Na cidade, são aproximadamente 400 disponíveis, o que representa índice de 3,5 leitos por 100 mil habitantes. “Além disso, fechamos 2013 com um dos menores índices de mortalidade infantil do País, o que reforça a preocupação do Governo de Araras em oferecer toda a assistência necessária à população que procura a rede pública de saúde”, afirmou o prefeito.
Quanto à educação, outro indicativo do ranking, Brambilla reforçou os investimentos realizados para melhorar a qualidade de vida e aumentar ainda mais a renda per capita da população.
“A administração tem trabalhado para oferecer mais vagas no ensino infantil e fundamental, sem esquecer também do ensino técnico e superior. Construímos novas escolas e, por meio de parcerias com o Governo Federal, vamos entregar novas unidades para atender nossas crianças e adolescentes. Além disso, reforçamos o investimentos no ensino superior com a aprovação do projeto para construção de um polo próprio para abrigar a UAB e teremos também uma unidade do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo), uma Fatec e o novo Senai. São investimentos que vão transformar Araras em um polo regional de educação, ampliando o acesso da população ao ensino técnico e superior, e a mão de obra qualificada disponível na cidade”, completou Brambilla.
Ele lembrou ainda dos três novos cursos superiores que serão oferecidos gratuitamente na cidade, por meio de parceria com o Governo do Estado, via Univesp e UAB.
“Os estudantes de Araras terão à disposição mais três cursos - matemática, engenharia de computação e engenharia de produção que estão com inscrições abertas. Tenho reiterado também pedidos à UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) para a vinda de mais seis cursos superiores para o CCA (Centro de Ciências Agrárias)”, reforçou.
Brambilla também destacou o empenho da atual administração municipal em oferecer moradia à população. “A qualidade de vida da população depende muito do quesito habitação. Por isso, retomamos a construção de moradias, já entregamos mais de mil unidades e temos mais 1.340 já em construção, destinadas às famílias que mais precisam”, completou.
Por meio de parceria com o Governo Federal, a Prefeitura de Araras já entregou 368 apartamentos no Condomínio “Arnaldo Mazon”, 216 no Condomínio “Victório Arthur Corrocher” e outras as 518 moradias no Residencial “Warley Colombini”.
Atualmente, são mais 1.340 moradias em construção nos futuros residenciais “Prefeito Milton Severino” (680 unidades) – Jd. Aeroporto, e “Prefeito Jair Della Coletta” (448) – Jd. das Orquídeas, viabilizados pelos programas “Minha Casa, Minha Vida” (Governo Federal) e “Casa Paulista” (Governo Estadual), além dos apartamentos que serão construídos pela CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (212).
Horácio Busolin Júnior/ Secom