A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 24/04/2014 às 15:51
PAC 2: intervenções chegam à região do Flat Lagoa Serena
Canalização do Córrego do Facão será realizada perto da Av. José Severino Sobrinho; serviços começaram quinta-feira (24) com limpeza de área para o canteiro de obras

As obras de canalização do Córrego do Facão chegaram nesta quinta-feira (24) à Avenida José Severino Sobrinho, próxima ao Flat Lagoa Serena, um dos pontos críticos de alagamento em Araras.

No local, será finalizada a colocação de aduelas e canalização do córrego, obra iniciada no trecho próximo aos bairros Narciso Gomes e Vila São Jorge. Os serviços começaram pela manhã com limpeza de área, ao lado do córrego, para instalação do canteiro de obras.

A intervenção faz parte da obras de macrodrenagem urbana, realizadas pelo PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), por meio de parceria entre a Prefeitura de Araras e o Governo Federal.

A obra vai alterar o trânsito na via pública, que faz a ligação entre as avenidas Angelo Michielin (que passa em frente à antiga Ipar) e Dona Renata.

“Dentro dos próximos dias, iremos interditar as duas mãos da Avenida. Com o decorrer da obra, gradualmente, liberaremos um braço da via para garantir a fluidez do trânsito no local”, explicou Luis Carlos Bressan Júnior, diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito).

De acordo com o secretário de Planejamento, Gestão e Mobilidade Felipe Dezotti Beloto, esta será a última etapa de canalização do córrego.

“Encerrada esta fase, o sistema do reservatórios entrará em pleno funcionamento, o que deve acontecer no final de maio. Paralelamente a isso, também continuamos com a substituição da ponte, localizada entre a Vila São Jorge e o Narciso Gomes”, disse.

O primeiro reservatório foi construído atrás do Ginásio de Esporte “José Alberto Rodini”, o segundo fica próximo ao Condomínio “Arnaldo Mazon” e o terceiro foi construído na sequência, sem separação com o anterior.

Já foi construído também um vertedouro no local, espécie de sistema hidráulico que serve para escoar a água em excesso que chega ao reservatório, durante o período de chuvas. A água será represada até a altura de no máximo 2,40 m e depois será liberada e canalizada para o leito do Ribeirão das Furnas.

Ainda segundo o secretário, a canalização deste trecho do Córrego do Facão deve ser finalizada nos próximos 30 dias. “Pedimos a compreensão da população, pois o trânsito ficará parcialmente interditado para que as máquinas possam trabalhar neste trecho. O próximo passo da obra serão intervenções diretas na Avenida Dona Renata (Marginal)”, completou Beloto.

A disposição das obras é baseada em estudos técnicos sobre as bacias hidrográficas do município, visando resolver problemas críticos de alagamento, principalmente em alguns pontos como Avenida Ângelo Franzini (Avenida Limeira), cruzamento entre a Avenida José Severino Sobrinho e a Rua Bolívia (próximo ao Flat Lagoa Serena) e Avenida Dona Renata (Marginal), próximo ao Colégio COC.

A obra envolve também o alargamento e canalização de trechos dos ribeirões das Araras e das Furnas. Em alguns pontos, o alargamento dos ribeirões chegará a 15 metros, praticamente dobrando a média atual que é de cerca de 7,5 metros.

Além disso, com o objetivo de oferecer nova estrutura viária, mais segurança e fluidez no trânsito, serão trocadas 15 pontes da cidade.

O investimento vem do Orçamento Geral da União (OGU), a fundo perdido. As obras do PAC são uma grande conquista para o município e contemplam o esforço da administração municipal, que garantiu os recursos necessários, após trabalho de um ano e meio e inúmeras visitas à Brasília.

Horácio Busolin Júnior /Secom