A “Festa do Trabalhador” vai oferecer atrações gratuitas e variadas à população de Araras no feriado de 1º de maio. Organizado pela Prefeitura, o evento começa às 13h, na praça Dr. Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio Municipal de Esporte “Nelson Rüegger”.
A programação especial contará com shows de samba, pagode, sertanejo e samba-rock, além de apresentações esportivas e prestação de serviços diversificados.
Integrantes do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) estarão no local recebendo doações de peças para a Campanha do Agasalho. Além disso, equipes do Poupatempo vão orientar os cidadãos sobre os serviços disponíveis na unidade de Araras. O Saema também estará presente no local para reforçar junto à população a importância do consumo consciente de água e da preservação do meio ambiente.
O local terá ainda praça de alimentação com comidas típicas brasileiras e brinquedos infláveis. Para as crianças, haverá distribuição gratuita de pipoca, algodão-doce e outras guloseimas. O público também vai participar de sorteios de brindes nos intervalos da programação musical.
A Festa do Trabalhador é organizada pela administração municipal, com apoio das Secretarias Municipais de Comunicação Social e Institucional; Educação; Ação Cultural e Cidadania; Ação e Inclusão Social; Segurança Pública e Defesa Civil; Saúde, Departamento de Meio Ambiente, Saema, comissão organizadora de funcionários públicos, e parceria do Tiro de Guerra.
“Organizamos uma programação especial para oferecer opções de lazer à população de Araras, que tanto contribui com seu trabalho para o progresso e desenvolvimento da cidade”, comentou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Agenda Cultural
A programação começa às 14h com aula de dança e zumba aberta à população. A apresentação terá duração de 45 minutos. Logo após, o grupo da Terceira Idade apresentará uma coreografia artística.
Às 15h, o cantor Leandro Barreto faz show acústico no local, tocando sucessos da MPB, do rock nacional e internacional dos anos 80 e 90.
A dupla Felipe e Marcelo se apresenta às 16h, levando o melhor do sertanejo ao público. Juntos desde 2007, os músicos já dividiram o palco com grandes nomes da música brasileira, como Jorge & Mateus, Hugo Pena & Gabriel, Lucas & Luan e Zé Henrique & Gabriel. Em 2012, lançaram o CD e DVD “24 horas”, que está disponível para download no site da dupla - www.felipeemarcelo.com.br.
A música raiz da Orquestra de Violeiros de Araras toma conta da festa a partir das 17h. Já o grupo “Bambas do Pagode” sobe ao palco às 18h, com repertório repletos de sucessos do gênero. O evento contará ainda com apresentação do DJ Toddynho e do grupo de capoeira Moriá Brasil, coordenado pelo mestre Samurai.
Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho, comemorado no Brasil e em vários países do mundo em 1º de maio, faz referência à greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA), em 1886. A data foi marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13h para 8h diárias.
A chegada dos imigrantes europeus ao Brasil trouxe ideias sobre princípios organizacionais e leis trabalhistas já implantadas da Europa. Os operários brasileiros começaram a se organizar. Em 1917, aconteceu a Greve Geral que parou a indústria e o comércio brasileiros. A classe operária se fortalecia e, em 1924, o dia 1º de maio foi decretado feriado nacional pelo presidente Artur Bernardes.
O dia passou a ser comemorado no Governo Vargas, que escolheu a data para anunciar benefícios aos trabalhadores, transformando-a em “Dia do Trabalhador”. Desta forma, o dia não mais era caracterizado apenas por protestos, e sim comemorado com desfiles e festas populares, como é até hoje.
Programação da Festa do Trabalhador
Dia 1º - Quinta-feira
13h – Abertura
14h - Dança e aeróbica “Zumba”
14h45 – Coreografia do grupo da Terceira Idade
15h – Show acústico – Leandro Barreto
16h – Felipe & Marcelo
17h – Orquestra de Violeiros
18h – Os Bambas do Pagode
Intervalos da programação – DJ Toddynho e Grupo de Capoeira Moriá Brasil.
Natália Carioca/Secom