A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 25/03/2014 às 12:15
Alunos da EJA concluem curso de alimentação saudável no Sesi
Estudantes participaram também de palestra sobre diabetes e hipertensão; próxima turma começa a ter aulas em abril

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Araras e o Sesi/SP possibilitou que 49 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) tivessem a oportunidade de participar de um curso gratuito sobre alimentação saudável.

A entrega de certificados de conclusão do curso ocorreu na cozinha experimental do Sesi, localizado à avenida Melvin Jones, na semana passada.

O curso é oferecido pelo programa “Alimente-se bem”, realizado pelo Sesi, e a carga horária foi de 5 horas. Os alunos participaram também de uma palestra sobre diabetes e hipertensão com a nutricionista do programa, Cláudia Maria da Silva Madruga. Houve ainda degustação dos pratos ensinados pela profissional.

Durante a atividade, o aluno aprende a preparar uma alimentação saudável e econômica a partir do aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, e com utilização integral desses alimentos, evitando o desperdício e contribuindo para a diminuição de resíduos orgânicos, já que são aproveitadas as cascas e talos dos alimentos.

“O programa surgiu da necessidade de fazer com que as pessoas possam se alimentar bem com produtos naturais do dia-a-dia e evitem a ingestão de alimentos enlatados, que são ricos em gordura, açúcar e sal. Com alimentação saudável e balanceada, aliada a atividades físicas, a pessoa melhora a saúde e evita contrair doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, a hipertensão e a obesidade”, informou a nutricionista.

Aluna da EJA e artesã, Solange Santos Cruz pretende fazer mais cursos oferecidos pelo programa. “Aprendi muito nestes dois dias de atividades. São dicas que vou levar para minha casa e ajudar minha família a ter uma alimentação correta. Meus pais são hipertensos e, com as dicas e ensinamentos da nutricionista, vou poder equilibrar a alimentação deles”, relatou Solange.

A secretária municipal de Educação Elizabeth Carvalho Cilindri reforça que as atividades extracurriculares são oferecidas a alunos de todos os níveis de ensino. “Os alunos da EJA também participam de ações diferenciadas, como este curso de alimentação saudável do Sesi. Queremos, por meio da educação, oferecer novas possibilidades de crescimento e aprendizagem aos nossos estudantes”, analisou.

De acordo com a professora de apoio técnico-pedagógico da EJA Marli Josefa Calixto de Lima, as duas próximas turmas iniciam o curso em abril. Ao todo, 600 alunos da EJA vão passar pela capacitação.


Natália Carioca/Secom