O relógio da Praça Barão de Araras, localizado próximo à Casa da Cultura, recebe novo revestimento cerâmico. A revitalização é realizada pelo Município de Araras e atende à demanda eleita nas reuniões do OP (Orçamento Participativo) pela população da região central.
O processo foi iniciado em janeiro e, além da retiradas das pastilhas antigas, o monumento também recebeu os cuidados necessários para aplicação das novas, todas em vidro transparente.
O novo revestimento deve ser concluído em 20 dias. Em seguida, será iniciada a pintura do relógio e também dos painéis. Além do revestimento e da restauração da sua caixa, o relógio terá o visual remodelado com a troca dos números e instalação de nova iluminação interna.
“O processo de revitalização passa por duas fases, que conta ainda com a restauração da caixa do relógio e conserto do maquinário. Todas as melhorias seguem o cronograma de obras e devem ser entregues à população no prazo de 40 dias”, detalhou
Alfredo Pires de Souza, coordenador do Orçamento Participativo.
Doado pelo Rotary Clube de Araras, o relógio foi inaugurado em 1963 pelo então prefeito Milton Severino e faz parte da memória histórica de Araras.
O monumento foi projetado na época pelo professor e artista plástico Antônio de Souza Rodini, mais conhecido como Toninho Rodini.
Pintor, escultor, arquiteto, escritor e cantor, ele criou em 1978 o Saap (Salão Ararense de Artes Plásticas) e também foi autor do design de outros monumentos históricos de Araras, como o do Centenário de Araras e o Cruzeiro localizado na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, entre outros.
Relógios de Sol e do Sesquicentenário
Outros dois relógios públicos também serão revitalizados pelo Município de Araras. Um é o relógio de sol localizado no Calçadão “Monsenhor Quércia”, e o outro é o relógio digital, inaugurado em 2012, em comemoração aos 150 anos de fundação de Araras, que será reformado e transferido para próximo do playground do Lago Municipal – atualmente, ele fica em frente ao Ginásio de Esporte “Nelson Rüegger”.
“A alteração está relacionada com a visualização do relógio. No novo lugar, os munícipes que estiverem caminhando no Lago ou brincando com seus filhos no playground poderão conferir a hora certa, o calendário e a temperatura ambiente”, disse Alfredo.
Luciana Cândido/Secom