A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 03/02/2014 às 17:23
Avenida Loreto: retorno provisório será fechado a partir desta quarta-feira
Ação integra a segunda fase de testes no local, propostos em audiência pública realizada o ano passado; nova sinalização ficará em vigor por 15 dias

O retorno provisório instalado em caráter experimental na Avenida Loreto, em frente à E.E. “Carlota Fernandes de Souza Rodini”, será desativado a partir desta quarta-feira (5).

A ação faz parte da segunda fase de testes do projeto de revitalização da Loreto e vai avaliar, agora, o impacto do fechamento de todos os acessos pelo canteiro central da avenida.

A proposta tinha sido apresentada inicialmente pela administração municipal, mas moradores, comerciantes e usuários do local que participaram da audiência pública realizada dia 31 de outubro de 2013, na Emeief “Padre Pedro Angelo Longhi”, reivindicaram a instalação de um retorno provisório próximo à escola – o que foi feito, em caráter experimental.

Segundo o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), os obstáculos colocados provisoriamente no local serão retirados a partir das 8h de quarta-feira e os acessos pelo canteiro serão mantidos fechados ao longo de toda extensão da avenida.

“Os resultados da primeira fase de testes foram satisfatórios, pois desde 11 de dezembro do ano passado, quando começaram as intervenções, não foram registrados acidentes com vítimas na via, uma das mais movimentadas do município. Antes das ações, a média era de cinco acidentes por semana no local”, afirmou Luiz Carlos Bressan Júnior, diretor do departamento.

Com a mudança, os motoristas que trafegarem no sentido centro/zona leste poderão utilizar o retorno próximo ao Parque Ecológico. Para quem vier no sentido zona leste/centro, o retorno será pela rotatória localizada no cruzamento com a Avenida José Marques da Silva, próxima ao CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) “Ettore Zuntini”.

Para o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo, o fator complicador, com ou sem o retorno em frente à escola estadual, é a grande quantidade de alunos que utilizam a única entrada da unidade na Av. Loreto, que concentra fluxo intenso de carros e motocicletas de Araras nos horários de pico.

"Na hora do almoço, são quase 700 alunos que transitam pela área, aumentando ainda mais o movimento de carros de pais e das vans de transporte escolar. Tal movimento provoca alguma retenção no trânsito, como acontece em outras escolas do município, públicas e particulares. Toda mudança que altera a rotina das pessoas acaba provocando algumas reações. O esquema testado priorizou a segurança da via e também dos alunos. Isto é o mais importante", declarou.

Primeira fase de testes
A primeira fase de testes e mudanças na sinalização da Avenida Loreto, em vigor desde dezembro de 2013, incluiu o fechamento dos acessos pelo canteiro central da via pública e também a implantação do retorno provisório, utilizando a praça localizada em frente E.E. “Carlota Fernandes de Souza Rodini” – a medida atendeu a sugestões feitas pela população durante consulta pública realizada em outubro e também pelo site do Município de Araras (www. araras.sp.gov.br).

Além disso, o trecho próximo à escola ganhou reforço na sinalização das faixas de pedestres, nos dois lados da via. Também em frente à escola foi instalado um anteparo para controlar o fluxo de alunos, principalmente nos horários de entrada e saída das aulas.

De acordo com o secretário de Planejamento, Gestão e Mobilidade Felipe Dezotti Beloto, a intenção será testar agora a segunda alternativa, que envolve o fechamento total dos canteiros centrais, e avaliar os resultados junto à comunidade.

“Iremos comparar os resultados e voltar a discutir o assunto com a população da região no próximo dia 20 de fevereiro. É importante que os interessados compareçam à reunião, trazendo suas observações e sugestões", destacou Beloto.

O encontro começa às 19h30 e será, como da primeira vez, na Emeief “Pe. Pedro Angelo Longhi”, localizada na Rua Adilson A. Corbanezzi, s/n, Jd. Luiza Maria.

Projeto de revitalização
As intervenções propostas no projeto de revitalização vão atingir praticamente toda a extensão da via pública, que tem 1,3 km de comprimento no trecho compreendido entre a Avenida José Marques da Silva e o Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto”.

O projeto completo está disponível no site do Município de Araras e as sugestões feitas pelos munícipes são avaliadas por técnicos das Secretarias Municipais de Planejamento, Gestão e Mobilidade; e de Segurança Pública e Defesa Civil, e também do Demutran.

A revitalização prevê ainda melhorias na drenagem, iluminação e arborização, reforço da sinalização da Avenida Loreto, e também intervenções em outras vias públicas de acesso à região.

Entre elas, estão a implantação de duas rotatórias na Avenida José Marques da Silva – uma delas em frente ao Hospital da Unimed e outra no cruzamento com a Rua João Buzo, próxima à Praça “Mamede de Souza” – e o fechamento dos demais acessos pelo canteiro central, além da desapropriação de uma área na Avenida Ignácio Zurita Neto, o que vai liberar o trânsito nas duas pistas da via pública, em todo o trecho compreendido entre a Rua dos Coroados e a Avenida Horácio Krepschi.

As intervenções visam redirecionar o fluxo de veículos para estas avenidas, reduzindo o tráfego na Loreto. Em horário de pico, segundo o Demutran, 3,2 mil veículos chegam a passar por hora pela Loreto.

Além disso, o projeto inclui também o recapeamento total da via, que foi um dos projetos selecionados pelo Governo Federal para receber verbas do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). O anúncio foi feito em outubro pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla e envolve intervenções em outras vias públicas da cidade, somando 6 km de pavimentação.

A revitalização da Avenida Loreto, que tem 16 cruzamentos em sua extensão, também atende à reivindicação feita pela população no Orçamento Participativo.

Horácio Busolin Júnior/ Secom