A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 31/01/2014 às 17:13
Saema volta a captar água do Rio Mogi Guaçu
Estiagem obrigou autarquia a voltar com a operação para poder reservar um volume maior de água nas represas

O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras) voltou a captar água do Rio Mogi Guaçu, no bairro rural da Cascata, desde a última quarta-feira (29). A operação estava parada há quase um ano.

Devido à estiagem que a região e todo o Estado de São Paulo vêm sofrendo, a autarquia foi obrigada a reativar o sistema de captação do Mogi Guaçu para distribuir água à população, utilizando assim menores quantidades provenientes das represas para obter um volume maior reservado.

Atualmente, o Rio Mogi é responsável por 30% do montante de água captada em Araras, com 20% vindo das represas “Antonio Meneghetti” (Tambury) e Usina Santa Lúcia; e outros 50% do complexo que corresponde às represas “João Ometto Sobrinho” (Água Boa) e “Hermínio Ometto” (Sobradinho).

“A estiagem está muito forte e resolvemos voltar a trazer a água do Rio Mogi para que nossas represas possam reservar um volume maior de água. Temos a situação controlada, mas precisamos ficar atentos”, disse Carlos Cerri Júnior, presidente do Saema.

A autarquia deixou de utilizar água do Rio Mogi Guaçu depois que implantou um novo sistema de captação de água na Represa “Hermínio Ometto”, localizada no Jardim Sobradinho – com isso, o Saema passou a contar com uma economia de 15% em média no consumo de energia.

Além disso, com a inauguração da Represa “João Ometto Sobrinho” (Água Boa), a barragem do Sobradinho passou a contar com um volume maior de água, o que possibilitou que a autarquia aperfeiçoasse o sistema de captação.

Ederaldo Poy/Secom