Ampliar o acesso dos ararenses ao ensino superior. Essa é a meta da Faculdade Municipal de Araras, que abre 160 vagas para os cursos à distância em Tecnologia em Recursos Humanos e Tecnologia em Gestão Comercial, além de dois novos cursos em Tecnologia em Gestão Financeira e Superior em Letras.
Os cursos serão oferecidos na modalidade semipresencial, por meio de convênio com a Anhanguera Educacional. As aulas presenciais são realizadas na Faculdade Municipal, localizada na Emef “Joel Job Fachini”, no Jardim das Nações.
As inscrições serão realizadas de 20 a 31 de janeiro, pela internet, no site da Anhanguera Educacional - www.vestibulares.br. A taxa de inscrições para o processo seletivo é de R$ 25. O vestibular acontece no dia 9 de fevereiro.
As matrículas acontecem de 19 a 24 de fevereiro e o início das aulas está previsto para o dia 25 de fevereiro.
Para participar do processo seletivo, é necessário residir em Araras há 5 anos ou mais (é preciso apresentar documentação comprobatória); além de não possuir e nem estar cursando ensino superior.
Candidatos que não tenham concluído o Ensino Médio ou já tenham iniciado algum curso no Polo também não poderão participar do processo seletivo.
Mais informações podem ser obtidas na Faculdade Municipal pelo telefone 3551-4301ou na Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3543-8200.
Ensino superior para todos
A administração municipal está trabalhando para democratizar o acesso ao ensino superior em Araras e oferecerá curso gratuitos à população que mais precisa. No segundo semestre de 2014, será implantado o Polo 2 da Faculdade Municipal na Emef “Antonia Marques Dahmen”, localizada no Parque Tiradentes, na zona leste.
No local, serão oferecidos cursos à distância em Pedagogia, Logística e Administração de Empresas.
A Secretaria informa que aguarda a finalização das etapas do processo regulatório do polo 2, que incluem visita in loco de representantes do MEC para credenciamento – o oferecimento dos cursos já foi aprovado pelo Ministério. Após essa etapa, será publicada portaria legalizando a realização dos cursos.
De acordo com o prefeito Nelson Dimas Brambilla, a iniciativa vem reforçar a preocupação da administração municipal em oferecer ensino superior de qualidade a toda a população de Araras.
“O objetivo é expandir ainda mais as vagas, oferecendo curso superiores nas mais diversas áreas. Desta maneira, estaremos preparando os alunos para o mercado de trabalho, que atualmente exige funcionários cada vez mais qualificados. Além disso, cumpriremos nossa proposta de oferecer ensino superior gratuito àqueles que mais precisam e não têm condições de pagar os estudos”, afirmou o prefeito.
Desde o início das atividades da Faculdade Municipal, em 2008, 902 alunos já concluíram os estudos.
Horácio Busolin Júnior /Secom