A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 17/12/2013 às 16:23
CAEE “Ettore Zuntini”: conclusão de cursos do Senai é marcada pela emoção
46 alunos da unidade concluíram cursos profissionalizantes realizados por meio de parceira com o Senai de Itu; novos cursos estão programados para 2014

Emoção, superação e dedicação. Essas palavras podem resumir a cerimônia de entrega de certificados aos 46 alunos do CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) “Ettore Zuntini”, que concluíram cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo Município de Araras, por meio do Senai "Ítalo Bologna" de Itu.

A solenidade foi realizada na própria unidade e contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) Elaine Brambilla, do presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella, da secretária de Educação Elizabeth Carvalho Cilindri, da diretora do CAEE Maria Cecília Baptista Pereira (Ciça) e dos professores do Senai de Itu Luiz de Almeida Flor, Genaro Francisco de Andrade Júnior e Osmar Rodrigues dos Santos.

Os alunos foram divididos em quatro turmas, que realizaram cursos de lapidação manual de pedras preciosas, modelagem e torneamento cerâmico, e serigrafia em tecidos. Os cursos, que tiveram início em julho deste ano, são voltados exclusivamente a pessoas com múltiplas deficiências.

As aulas foram ministradas pelos professores do Senai e realizadas no período da manhã, para alunos entre 15 e 28 anos, e no período da tarde, para estudantes entre 20 e 50 anos. Todo material utilizado nas aulas foi fornecido pelo Senai.

Os alunos produziram várias peças após as aulas, como pedras lapidadas, camisetas ilustradas e vasos cerâmicos. O próximo curso previsto na parceria visa capacitação profissional na arte de entalhar madeiras.

A diretora da unidade Maria Cecília Baptista Pereira (Ciça) comentou que o ano de 2013 foi repleto de realizações e agradeceu o empenho da equipe do Senai pelo trabalho desenvolvido. “Pude acompanhar a sequência didática empreendida nos cursos. Parabenizo os professores pelo olhar diferenciado que tiveram com os alunos. Todo esse empenho fez com que eles produzissem peças maravilhosas”, comentou Ciça, que estendeu os agradecimentos também a toda equipe do CAEE “Ettore Zuntini”.

A secretária de Educação Elizabeth Cilindri também destacou o trabalho realizado pelo Senai. “A realização deste curso leva mais qualidade de vida a esses alunos. Não tenho palavras para agradecer o empenho do Senai, que disponibilizou todos os equipamentos e materiais necessários para a realização dos cursos”, disse.

O presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella parabenizou a dedicação dos alunos e também dos professores. “A iniciativa prova que a administração municipal se preocupa em proporcionar a todos o acesso à cidadania e aos seus direitos. Peço a vocês que continuem estudando e adquirindo conhecimentos, aproveitando o espaço e os cursos oferecidos na unidade”, afirmou Cortella.

Representando o prefeito Nelson Dimas Brambilla, a primeira-dama e presidente do Fuss Elaine Brambilla reiterou que a educação é a mola propulsora da administração.

“Todos os alunos concluintes do curso são campeões por cumprirem mais uma etapa importante em suas vidas. Vocês se entregaram aos cursos e ampliaram suas possibilidades de adquirir novos conhecimentos”, parabenizou.

Após a entrega do certificados, houve apresentação musical com a diretora da unidade, que cantou junto ao público a canção “Como é grande meu amor por você”, de Roberto Carlos. Além disso, Ciça homenageou Cristina Rodrigues Oliveira Curriel, mãe de Ricardo Curriel, que representou as mães presentes.

Além dos alunos, também receberam certificados pela conclusão dos cursos as professoras de educação especial da unidade Inilcéia Ap. Guidotti Consoni, Gilana Metzker, Mirele Cristina Torre, Daiane Teixeira da Silva Pereira e Sônia Rosa Siqueira Genezelli, além da monitora Darlete Alexandrino Lourenço.

Superação e dedicação
A realização dos cursos profissionalizantes no CAEE “Ettore Zuntini” rendeu resultados positivos e preparou os alunos para o mercado de trabalho. O curso teve por objetivo desenvolver nos alunos a noção e o senso de equipe. Além disso, eles aprenderam a desenvolver a postura profissional, que envolve responsabilidade e compromisso.

Para Regina Guimarães, mãe de Marlon Augusto Guimarães Franchini, o curso também fez com que seu filho desenvolvesse a autoestima. “O Marlon, que sofre de epilepsia, ficava muito entusiasmado quando participava das aulas. A experiência melhorou sua autoconfiança e a capacidade dele se relacionar com as pessoas. Agradeço muito a todo o corpo docente pela dedicação aos alunos”, disse.

Já o aluno Danilo Rogério Ribeiro, que é deficiente auditivo ,disse que quer trabalhar com serigrafia, curso que mais gostou de fazer. “Gostei de lapidar pedras, porque é uma atividade mais fácil. Mas quero trabalhar no futuro com serigrafia e fazer estampa de camisetas”, disse ele, que estampou dois guardanapos com ilustrações.

O próximo curso previsto na parceria entre o Senai e a Secretaria de Educação visa a capacitação profissional na arte de entalhar madeiras. Além disso, está prevista a vinda de mais quatro novos cursos profissionalizantes em 2014.


Horácio Busolin Júnior/Secom