O Município de Araras está perto de concretizar o sonho de receber uma Faculdade de Medicina. Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (3), o prefeito Nelson Dimas Brambilla anunciou que Araras está entre os 42 municípios pré-selecionados para a implantação do curso de graduação em medicina, que será ministrado por instituições particulares de ensino superior.
A lista foi divulgada pelo Ministério da Educação, em portaria publicada no "Diário Oficial da União" nesta terça-feira (3). De acordo com a portaria, os municípios pré-selecionados receberão visita da comissão de especialista para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. Esta será a segunda etapa do processo. A terceira etapa será a análise de projeto de melhoria destes equipamentos.
Os municípios não pré-selecionados ainda podem entrar com recursos. O resultado final será publicado oficialmente no Diário Oficial da União no dia 20 de dezembro.
Sonho de todos
No último dia 28 de novembro, o prefeito viajou à Brasília para reiterar o pedido ao Governo Federal, entregando uma carta de intenções e um portifólio das instalações da Santa Casa de Misericórdia de Araras - que se mostrou favorável à vinda do curso de Medicina para a cidade, da estrutura de saúde do Município e ainda dados sobre a Uniararas – Fundação Hermínio Ometto, que pode ser a instituição parceira.
Na ocasião, o prefeito esteve acompanhado do diretor técnico da Santa Casa de Araras, Helder José Camargo Preto e participaram de uma reunião realizada no MEC (Ministério da Educação) com o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Jorge Rodrigo Messias.
O diretor técnico da Santa Casa de Araras, Helder José Camargo Preto, comentou que o provedor da Santa Casa, Sylvio Roberto Baggio, apoia a iniciativa. “O Hospital São Luiz já realiza exames complexos e é referência na região. Creio que isso, somado aos bons índices no atendimento médico, contribuíram para que a cidade fosse pré-selecionada. Com a faculdade, o nível técnico dos profissionais melhorará ainda mais”, afirmou o diretor técnico da Santa Casa.
O prefeito Nelson Dimas Brambilla declarou que o momento mais difícil era a pré-seleção e que o próximo passo será firmar a parceria com instituições particular de ensino superior dispostas a receber o curso. “Tenho certeza que a estrutura que o município dispõe será suficiente para a vinda do curso. Já marcamos uma reunião com os representantes da Uniararas para esta semana e estou confiante que esta parceria dará certo”, afirmou o prefeito.
Brambilla também pediu o apoio da sociedade e também dos vereadores para que contribuam para a conquista do curso. O presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella também referendou o apoio integral em nome de todos os vereadores.
“Esse era um desejo do Dr. Hermínio Ometto desde a criação da Fundação Regional de Ensino Superior de Araras (Fresa). O Legislativo estará disposto a cooperar aprovando leis que permitam a criação de convênios e o que for preciso para implantar o curso”, finalizou.
Também estiveram presentes à coletiva secretários da administração, além dos vereadores Marcelo de Oliveira, Valdevir Carlos Anadão (Profº Dê) e Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé).
Estrutura física
Quanto ao requisito de estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde, o município está com pontos bem positivos. Atualmente, a cidade possui 23 PSFs, 4 UBS (Unidade Básica de Saúde), o Caem (Centro de Atendimento de Especialidades Médicas) “Nelson Salomé”, além dos hospitais “São Luiz” e “Elisa Sbrissa Franchozza”, que atendem a rede pública, e da UPA (Unidade de Pronto-atendimento), que está sendo implantada no hospital municipal.
Além da estrutura já organizada, o objetivo do prefeito Brambilla é também transformar a cidade em um polo de educação. “A vinda da Faculdade integra o plano para a construção de uma cidade educadora. Já solicitamos a vinda de mais cursos para a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e também estaremos inaugurando em breve o novo Senai, a Fatec e o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Araras será em breve a cidade do conhecimento”, finalizou o prefeito.
De acordo com a portaria do Ministério da Educação, São Paulo é o Estado com mais municípios pré-selecionados: 16. Além de Araras, estão as cidades de Araçatuba, Assis, Bauru, Cubatão, Guarujá, Indaiatuba, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos.
Horácio Busolin Júnior /Secom