A união de atividades físicas, programas de saúde e entretenimento – oferecidos gratuitamente à população - garantiram ao Município de Araras destaque no ranking divulgado recentemente pela ONU (Organização das Nações Unidas) sobre os melhores municípios para se viver após a aposentadoria.
Araras conquistou a 11ª posição entre os 20 municípios melhores colocados do País, deixando para trás cidades como São José do Rio Preto/SP, Catanduva/SP, Juiz de Fora/MG, Divinópolis/MG e Barretos/SP. Os dados foram publicados também pela Revista Exame, na última quarta-feira (13).
Investimentos em programas de saúde são alguns dos fatores que garantem aos munícipes acima dos 60 anos mais qualidade de vida e longevidade.
“Oferecemos ao público da Terceira Idade consultas médicas específicas e fácil acesso às unidades de saúde. Além disso, temos também atendimento odontológico gratuito em todas as unidades, de segunda a sexta-feira”, detalhou a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Elias.
O Município oferece ainda outros benefícios, como o PAMD (Programa de Atendimento Médico Domiciliar), campanhas específicas e remédios gratuitos, nas Farmácias Municipais, que passaram por melhorias com informatização do sistema e centralização da entrega.
“O PAMD é voltado aos doentes acamados, com visitas rotineiras dos médicos da rede municipal de saúde. Os idosos contam ainda com o programa “Saúde do Idoso”, com atendimento específico ao público que tem doenças como diabetes e hipertensão”, reforçou a secretária municipal de Saúde, Vandersi Pavan Bressan.
Já na área do esporte, o projeto “Ativa Idade” estimula a prática de exercícios físicos e desenvolve atividades gratuitas semanalmente, em vários pontos do município.
Atualmente, o programa atende a mais de 1.200 pessoas com mais de 45 anos, de segunda a sexta-feira, no Jardim Cândida, Narciso Gomes, Parque das Árvores, Heitor Villa-Lobos, Jardim Santa Antonio, Jardim São João, Ginásio de Esporte “Nelson Rüegger” (para moradores do Jardim Fátima, Belvedere e Centro) e também no Clube dos Metalúrgicos (Narciso Gomes), onde é realizada a hidroginástica.
O Município de Araras oferece ainda academias de ginástica ao ar livre, instaladas em mais de 30 praças e áreas de lazer da cidade, que passaram por revitalização e melhorias.
Nas academias, há equipamentos que simulam caminhada, específicos para exercícios nos quadris, ombros e alongamento.
As atividades são realizadas com supervisão de instrutores da Secretaria Municipal de Esporte, dentro do projeto “Família na Praça”. A iniciativa oferece também acompanhamento das condições de saúde da população, realizado por profissionais de saúde.
Entretenimento
Cientes dos seus direitos, o público acima dos 60 anos busca também por lazer. Em Araras, aproximadamente 400 idosos participam das atividades recreativas oferecidas pelo Centro de Convivência da Terceira Idade “Hilda Masson Bordini Maretto”.
Divididos em cinco grupos, eles participam de viagens, bailes e também das disputas dos Jori (Jogos Regionais dos Idosos), um conjunto de eventos realizados no Interior e na Capital, promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, envolvendo atividades esportivas, que contam com 14 modalidades diferentes.
“Nossos idosos são participativos. Para atender as suas necessidades, oferecemos sempre atividades que contribuam para o bem estar”, ressaltou o diretor do Centro da Terceira Idade, Wagner Antônio Leveghin.
Para a secretária de Ação e Inclusão Social Regina Helena Picolini, o envelhecimento com qualidade é uma preocupação latente das cidades e em Araras não é diferente, com a inserção do idoso na comunidade.
“A administração municipal oferece infraestrutura para garantir os direitos dos idosos em todas as áreas. Oferecemos muitas atividades para alegrar e garantir o bem estar da população, que contribuiu para o desenvolvimento e crescimento econômico do município”, falou.
O Fuss (Fundo Social de Solidariedade) também desenvolve ações especiais e projetos destinados ao público da terceira idade. Entre eles, está entrega de kits e próteses gratuitas, confraternizações e acompanhamento das conselheiras, além da programação anual da semana do idoso.
“Nossos idosos merecem ser tratados com respeito e carinho. São pessoas que batalharam para criar filhos, netos e, em alguns casos, até bisnetos. Para eles, qualidade de vida é fundamental”, analisou a primeira-dama e presidente do Fuss, Elaine Brambilla.
Ranking das melhores cidades para se morar após aposentadoria
1ª São Caetano do Sul (SP)
2ª Santos (SP)
3ª Niterói (RJ)
4ª Porto Alegre (RS)
5ª Balneário Camboriú (SC)
6ª Poços de Calda (MG)
7ª Vitória (ES)
8ª Presidente Prudente (SP)
9ª Belo Horizonte (MG)
10ª Araraquara (SP)
11ª Araras (SP)
12ª São José do Rio Preto (SP)
13ª Catanduva (SP)
14ª Juiz de Fora (MG)
15ª Divinópolis (MG)
16ª Barretos (SP)
17ª Rio de Janeiro (RJ)
18ª Santa Maria (RS)
19ª Uberaba (MG)
20ª Araçatuba (SP)
Luciana Cândido/Secom