O projeto de revitalização da Avenida Loreto, uma das principais vias de ligação entre a região central e a zona leste, está disponível no site do Município de Araras – www.araras.sp.gov.br – para que a população conheça os detalhes da proposta e faça suas sugestões.
Para visualizar o mapa, o internauta deve clicar no link que está na barra do lado direito do site. Há também um formulário para o envio de sugestões, que serão encaminhadas à análise de técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade e da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
“Este é mais um importante mecanismo para que possamos ouvir o que a população pensa sobre o projeto. Já fizemos consulta pública com moradores e comerciantes da região. Agora, pela internet, mais pessoas poderão acessar e conhecer as intervenções propostas pela administração municipal e fazer suas considerações”, comentou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
A consulta pública aconteceu na última quinta-feira (31) e reuniu 70 pessoas, que aprovaram o fechamento dos acessos pelo canteiro central da Avenida Loreto, em caráter experimental, no fim deste mês. Uma nova reunião será agendada na sequência para que a população avalie, após este período de teste, os impactos da medida.
O projeto de revitalização prevê ainda melhorias na drenagem, iluminação e arborização, recapeamento e reforço da sinalização da Avenida Loreto, e também intervenções em outras vias públicas de acesso à região.
Entre elas, estão a implantação de duas rotatórias na Avenida José Marques da Silva – uma delas em frente ao Hospital da Unimed e outra no cruzamento com a Rua João Buzo, próxima à Praça “Mamede de Souza” – e o fechamento dos demais acessos pelo canteiro central, além da desapropriação de uma área na Avenida Ignácio Zurita Neto, o que vai liberar o trânsito nas duas pistas da via pública, em todo o trecho compreendido entre a Rua dos Coroados e a Avenida Horácio Krepschi.
As intervenções visam redirecionar o fluxo de veículos para estas avenidas, reduzindo o tráfego na Loreto. Em horário de pico, segundo o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), 3,2 mil veículos chegam a passar, por hora, pelo local.
A Avenida Loreto tem 1,3 km de extensão, entre a rotatória com a Avenida José Marques da Silva e o Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto”, e possui 16 cruzamentos.
“Fizemos um estudo sobre melhorias na Avenida Loreto e buscamos parcerias para viabilizá-las. O recapeamento foi um dos projetos selecionados pelo Governo Federal para receber verbas do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) e as melhorias asfálticas vão se estender também às rotas alternativas de acesso aos bairros, como o recapeamento de ruas do Campestre e do Jardim das Flores”, adiantou o secretário de Planejamento, Felipe Dezotti Beloto.
A revitalização da Avenida Loreto também atende à reivindicação feita pela população no Orçamento Participativo.
Secom/PMA