A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 04/11/2013 às 16:33
Unesco grava vídeo sobre educação integral de Araras
Material será exibido no 2º Seminário Internacional de Educação Integral em Jornada Ampliada, que acontece de 26 a 29 de novembro, em Brasília/DF

A educação de Araras ganha cada vez mais destaque no cenário nacional e internacional. O município foi um dos escolhidos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para participar de um vídeo que mostra experiências bem sucedidas na área de educação integral no Brasil.

O material será exibido durante o 2º Seminário Internacional de Educação Integral em Jornada Ampliada, que acontece de 26 a 29 de novembro, em Brasília/DF, e vai reunir representantes de países como Estados Unidos, Chile, Cuba, Uruguai, África do Sul, Austrália e Inglaterra. O evento deve reunir cerca de 250 educadores.

O Seminário é organizado pelo MEC (Ministério de Educação), em parceria com o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), OIT (Organização Internacional do Trabalho), OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos), Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais.

Escolas de 10 cidades brasileiras foram selecionadas para apresentar as atividades desenvolvidas no setor – Araras é a única do Estado de São Paulo que vai participar desta ação.

As gravações aconteceram nesta segunda-feira (4), com alunos das Emefs “Padre Hercílio Bertolini” e “Professor João Poletti”, que frequentam o Polo Municipal de Educação Integral “São Francisco”, na zona leste.

O vídeo conta ainda com depoimento de pais e educadores, e mostra a rotina dos alunos e as atividades desenvolvidas no local, no contraturno escolar. A implantação do Polo também faz parte do “Pacto Ararense pela Educação” e foi viabilizada por meio de parceria entre o Município de Araras e o Instituto “São Francisco de Assis”.

Atualmente, o local atende a 240 alunos das duas Emefs, que participam de oficinas como futsal, cultura, artesanato, judô, coral, capoeira, informática, recreação, dança e percussão, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, sempre em horário inverso ao das aulas.

Os estudantes recebem ainda acompanhamento pedagógico em língua portuguesa e matemática. O ensino integral engloba também atividades do programa “Mais Educação”, implantado desde 2010 no município, por meio de parceria com o Governo Federal.

“Ser uma das cidades selecionadas para fazer parte deste vídeo é muito gratificante e reforça a seriedade deste projeto, que é realizado pela administração municipal e visa oferecer às crianças e adolescentes o desenvolvimento pleno. As oficinas realizadas no contraturno escolar buscam incentivar a criatividade, a prática esportiva, a cultura, a socialização, entre outros aspectos que também são fundamentais para a formação dos cidadãos”, observa a secretária municipal de Educação, Elizabeth Carvalho Cilindri.

Além do polo “São Francisco”, o ensino integral é realizado também na Emef “Profª. Adalgisa Perin Balestro Franzini” (135 alunos), na Emeief “Professora Maria Zélia P. Martins Pereira”/Caic (140 alunos), na Emeief “Lions Clube” (100 alunos) e na Emef “Joel Job Fachini” (111 alunos).


Secom/PMA