A entrega das obras de melhorias nos Assentamentos Rurais aconteceu quarta-feira (18), durante cerimônia que oficializou também a permissão para que os moradores da região utilizem o galpão do Centro Comunitário, localizado no Assentamento Araras 3.
O prédio pertence ao Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), que assinou o termo de concessão de uso para a Associação Terra Boa.
Além de ser usado para reuniões e eventos, o local também funciona como posto de recebimento dos alimentos produzidos pelos agricultores da região que integram a Associação.
A produção agrícola é destinada a programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o Pnae (Programa de Merenda Escolar), realizados por meio de convênio entre a Prefeitura, a Coaaf (Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e Região) e o Governo Federal.
A Prefeitura também realizou a concretagem da área onde é feita a entrega dos alimentos, atendendo a pedidos dos produtores rurais.
“É com muito orgulho que entregamos estas melhorias, reivindicadas pelos próprios moradores dos Assentamentos. Essa participação popular é muito importante para que as ações da administração municipal atendam realmente às necessidades de quem mora na região. Parabéns a população dos Assentamentos, que participa ativamente das reuniões do Orçamento Participativo e luta pelos seus direitos”, comentou o vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, que representou o prefeito Nelson Dimas Brambilla na ocasião.
Jacovetti reforçou ainda o compromisso da Prefeitura em substituir a ponte que dá acesso aos assentamentos por uma outra, mais segura e resistente, feita com estrutura metálica, atendendo também à reivindicação feita também no Orçamento Participativo. “Já estamos buscando parcerias para agilizar esta troca, que vai beneficiar toda a população da região”, completou.
O vice-prefeito lembrou ainda dos investimentos feitos por meio do PróVias, que envolvem a aquisição de 15 máquinas para serem utilizadas na manutenção das estradas, e adiantou que a região terá melhorias também no atendimento na área de saúde.
“Esse também é um pedido da população que será atendido pela Prefeitura. Teremos uma unidade de saúde itinerante, que será montada em um ônibus, disponibilizando consultório médico e odontológico para atender os moradores da região. Este projeto já está previsto no OP do ano que vem”, completou.
Entre as melhorias realizadas pela Prefeitura estão ainda a implantação de lombadas ao longo da vicinal que dá acesso aos Assentamentos para reduzir a velocidade dos veículos, reforço na iluminação e também o alargamento de uma curva da estrada, garantindo mais segurança no trânsito.
“Antes, neste trecho, a estrada tinha 3 metros de largura. Já fizemos o recuo no local e a curva passará a ter 5 metros de largura”, explica a secretária municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais Sandra Helena Orzari Milaré.
As obras atendem à reivindicação feita pelos próprios assentados em reuniões realizadas com representantes da administração municipal e do Itesp.
O evento contou ainda com a participação do presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella; dos vereadores Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé) e Valdevir Carlos Anadão (Professor Dê); do diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Aurélio Pilla Souza; do presidente da Associação Terra Boa Cleiton Aparecido Krepischi; representantes da Coaaf; de secretários municipais e moradores da região.
Mapa de ruas
Durante o evento, a Câmara Municipal também apresentou projeto que visa denominar as ruas dos Assentamentos Araras 1, 2, 3, 4 e Saltinho e também a estrada vicinal que dá acesso à região. O material foi entregue em forma de mapa para análise da população - todas as ruas devem receber nomes de árvores, a pedido dos próprios moradores.
“Com isso, a intenção da Câmara é facilitar a localização das residências para casos, por exemplo, de entrega de correspondências e até atendimentos de urgência e emergência, garantindo mais cidadania aos moradores”, comentou o presidente do Legislativo.
Os projetos de lei que envolvem a denominação das ruas devem ser protocolados nos próximos dias.
Secom/PMA