O Tiro de Guerra comemorou nesta quarta-feira (21) o Dia do Soldado, em solenidade realizada no Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo”. Celebrada no dia 25 de agosto, a data tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro e foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias - patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803.
Durante a solenidade, que foi iniciada com o Hino Nacional, houve entrega dos braçais aos atiradores concludentes do curso de formação de cabos 2013 e foi realizado o compromisso à bandeira pelos 94 atiradores matriculados neste ano.
Chefe de instrução do Tiro de Guerra de Araras, o subtenente Jorge Antonio Marcolan também homenageou os antigos atiradores que serviram no TG ao longo dos 62 anos de atividades em Araras.
Além disso, os atiradores cantaram a “Canção do Exército”, com regência de Michael Emerson dos Santos, atirador de 2012, e acompanhamento dos atiradores Josenias Oliveira dos Santos Júnior, Lucas Peres e Willian Jhonatan Manzarotto, no violoncelo, e Lucas de Jesus Freitas Souza, Victor alexandre Braga e Willian dos Santos, no violino.
A cerimônia foi encerrada com a música “Citizens of the Heavens” de autoria de Lowell Mason. A canção também foi regida por Michael Emerson dos Santos e contou com a participação dos atiradores Lucas Fernandes dos Santos e Rodolfo Mendes no violão, Joel Nogueira dos Santos Neto na tuba e Vitoria Alves Ramos Santos no piano.
Estiveram presentes à solenidade a primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) Elaine Brambilla, a esposa do vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, Maria Rosa Jacovetti; o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil João Tranquillo Beraldo, demais secretários da administração, representantes da sociedade civil, além do presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella e dos vereadores Eder Donizetti Muller e Anete Monteiro dos Santos Casagrande.
O 1º tenente Helington Ilgges da Silva Ilgges, subcomandante da 2ª Companhia de Policia Militar; do 1º sargento Carlos Roberto Peres Ferreira, instrutor do Tiro de Guerra de Araras; e do inspetor Salatiel José da Silva, chefe de instrução da Guarda Municipal de Araras.
Horácio Busolin Júnior/Secom