A Cooperativa de Música “Maestro Francisco Paulo Russo” abriu nesta segunda-feira (19) o processo seletivo para professores dos cursos de canto e canto-coral, piano, teclado, violão, violino e viola, violoncelo e contrabaixo acústico, que serão ministrados gratuitamente na Escola Livre de Música.
Candidatos da cidade e também da região procuraram a Casa da Cultura, onde funciona a Escola, neste primeiro dia de inscrições. “Soube da inscrição por meio do site da Prefeitura de Araras e me interessei pela vaga. Atuo como professor em escolas particulares e vi no processo seletivo mais uma oportunidade para o meu crescimento profissional”, detalhou Thiago Khon de Paulo, professor de violão e morador de Leme.
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de agosto e os interessados devem preencher ficha na Casa da Cultura, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Requisitos
Para participar da seleção é necessário ter formação técnica na especialidade desejada; ensino superior completo ou em andamento; e mínimo de seis meses de experiência na especialidade desejada em instituições de ensino específico.
A remuneração será de R$ 26 hora/aula (valor bruto). O processo seletivo será composto por duas etapas: 1ª) verificação da experiência mínima e análise de currículo; 2ª) entrevista, apresentação com a explanação de plano de trabalho proposto pelo candidato e prova prática de instrumento.
Na 1ª etapa, será avaliado a experiência do candidato na área desejada como professor, formação acadêmica e não-acadêmica, e produção artística. Já na 2ª, os aprovados deverão apresentar um pano de trabalho à banca examinadora, que consistirá na explanação sobre o planejamento do curso. Além disso, será realizada também prova prática, em que o candidato executará uma peça musical de livre escolha.
Informações sobre resultado, classificação, data, horário e local da 2ª etapa da seleção serão divulgadas no site da Prefeitura de Araras - www.araras.sp.gov.br.
Cursos gratuitos
A inscrição para novos alunos interessados em participar da Escola Livre de Música, que passa a ser administrada pela Cooperativa, por meio de convênio com a Prefeitura, pode ser feita até o dia 31 de agosto, também na Casa da Cultura.
Serão oferecidas aulas gratuitas de instrumentos de sopro (flauta, clarinete, sax, trompete, trompra, trombone, tuba, bombardino), percussão, piano, teclado, violão, violino, viola, violoncello, contrabaixo acústico, canto, canto-coral adulto e infantil (de 6 a 12 anos), e musicalização infantil (para crianças a partir de 4 anos).
Para se inscrever, é necessário preencher ficha com dados pessoais, disponibilidade de horário e opção do curso que deseja fazer.
Para os cursos, os alunos serão agrupados em turmas de acordo com a faixa etária e o nível de conhecimento sobre o instrumento escolhido. Serão realizadas pelo menos duas aulas por semana, mais um dia em que o aluno poderá estudar na escola.
O objetivo é oferecer aos alunos formação musical com metodologia semelhante a já utilizada pela Cooperativa, que coordena a Escola de Música “Carlos Viganó” e a Corporação Musical “Maestro Francisco Paulo Russo”, por meio de aulas teóricas, de instrumentos e de prática em grupo.
Luciana Cândido/Secom