A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 22/07/2013 às 15:56
Imóveis são fotografados para atualização de cadastro imobiliário de Araras
Empresa contratada por meio de licitação também vai fazer levantamento aerofotogramétrico da cidade e geoprocessamento

Todos os imóveis de Araras estão sendo fotografados pela empresa Geodados Geoprocessamento e Serviços Aéreos Especializados, de São José do Rio Preto/SP, que foi contratada pela Prefeitura, por meio de licitação, para fazer o levantamento aerofotogramétrico da cidade e geoprocessamento para atualização do cadastro imobiliário urbano e levantamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços.

A previsão é que o serviço de fotografia frontal, iniciado no último dia 15, seja concluído ainda esta semana. Ele é realizado por um sistema de câmeras acopladas em um carro, que capta as imagens com o veículo em movimento e identifica as coordenadas do local, por meio de GPS.

Já o levantamento aerofotogramétrico da cidade está previsto para começar nas próximas semanas, após a autorização de voo pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O último estudo deste tipo foi realizado em 1997 e não inclui, por exemplo, bairros como Jardim Morumbi, Olívia Park e Haíse Maria, além de outros que foram formados nos últimos 16 anos.

“Além disso, a empresa já iniciou a digitalização de todos os boletins de informação cadastral imobiliária da Prefeitura, que tiveram os projetos aprovados”, completou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas Calso Aparecido Canassa.

Ele reforça que o trabalho visa atualizar o cadastro da Prefeitura, melhorar o sistema de fiscalização e subsidiar a administração para prestar informações aos técnicos da áreas e pessoas interessadas nos negócios imobiliários da cidade.

A empresa ainda prestará assessoria à administração municipal em caso de dúvidas com relação aos dados apresentados para obtenção de mais informações, conforme consta no processo licitatório.

Futuramente, o objetivo também é disponibilizar online os dados captados para os profissionais da área e para toda a população. A iniciativa também faz parte do projeto de modernização da administração pública, que está em andamento.

Secom/PMA