A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 04/07/2013 às 18:25
Centro de Atendimento ao Munícipe é monitorado por 11 câmeras
Equipamentos estão instalados tanto na área interna quanto na externa do prédio; imagens serão monitoradas no posto da GM

O novo Centro de Atendimento ao Munícipe “Guerino Bertolini”, inaugurado no último domingo (3), no José Ometto 2, vai disponibilizar segurança reforçada aos funcionários e munícipes que utilizarão o espaço a partir desta segunda-feira (8).

Da sala de monitoramento, localizada no posto da Guarda Municipal, que fica na área externa do CAM, os gms têm acesso à imagem das 11 câmeras instaladas no local, 24h por dia.

Oito delas são fixas e outras três, do modelo speed dome, capazes de executar giros de 360º. O monitoramento envolve tanto a parte interna quanto a externa do prédio.

As imagens são exibidas em monitores e o local conta ainda com dois telões, onde é projetado o mapa com a localização em tempo real das viaturas da GM, obtida por meio do sistema GPS.

No local, os guardas conseguem acessar também à Rede Infoseg (Informações de Segurança), que possui banco de dados nacional sobre antecedentes criminais, documentação de veículos, carteiras de habilitação, entre outras, e pode ser consultado imediatamente após uma abordagem, facilitando e agilizando o acesso às informações durante as ocorrências.

Além das câmeras do Centro de Atendimento, o posto também fará o monitoramento de outros equipamentos instalados em pontos estratégicos da cidade – entre eles, prédios públicos e áreas onde há grande fluxo de pessoas.

“Esse é o primeiro passo para que, no futuro, possamos instalar câmeras em mais locais da cidade. Dessa forma, será possível o atendimento de ocorrências em tempo real. Além disso, todas as imagens captadas serão armazenadas e poderão ser utilizadas para ajudar na apuração de algum delito”, explica o administrador de rede do CPD (Centro de Processamento de Dados) da Prefeitura, Kássio Helder Kley Milaré.

O que o Centro de Atendimento vai oferecer?
O prédio concentra serviços essenciais da Prefeitura de Araras, que até então só estavam disponíveis na região central da cidade.

Um dos exemplos é o serviço de Protocolo, que permite a apresentação de documentos com solicitações de munícipes para qualquer Secretaria ou departamento da Prefeitura. Já o atendimento nas áreas de Tributação e Execução Fiscal possibilita o pagamento de taxas e tributos, bem como a negociação de débitos anteriores.

O Centro de Atendimento também conta com postos do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente); PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador); Banco do Povo Paulista e Procon; além de agência do Banco do Brasil e dos Correios, que vai funcionar também como banco postal, onde os munícipes poderão pagar contas e efetuar saques.

O local possui ainda banca de jornais e revistas, lanchonete e telecentro, que pode ser utilizado gratuitamente.

Com estrutura moderna para acomodar os postos de atendimento e a população, o CAM recebeu investimento de R$ 1,5 milhão e atende à principal reivindicação da população da zona leste no Orçamento Participativo.

Horácio Busolin Júnior /Secom