A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 27/06/2013 às 17:02
Elektro declara Araras como referência nacional em Gestão Energética
Ações da Ugem têm garantido economia de R$250 mil ao ano para a Prefeitura; servidores públicos receberam certificado de capacitação em Gestão Energética

Araras é considerada referência nacional em Gestão Energética. A declaração foi feita por representantes da Elektro na manhã desta quinta-feira (27), durante entrega de certificados a servidores da Prefeitura que participaram do curso de capacitação.

“Acompanhando o projeto de eficiência energética realizado na Prefeitura de Araras, volto a acreditar que é possível economizar energia na administração pública. Graças ao comprometimento da equipe da GEM (Gestão Energética Municipal), posso dizer que Araras já é referência nacional em Gestão Energética”, afirmou Eduardo Zornoff, gerente de Relacionamento Personalizado com Clientes da Elektro.

Ao todo, 15 servidores públicos concluíram o curso de Capacitação em Gestão Energética, oferecido por profissionais da Elektro – Eletricidade e Serviços S.A. e do Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Municipal).

O treinamento prático foi realizado entre 2011 e 2012 e teve cinco módulos: Nivelamento Metodológico e Técnico, Estruturação da Ugem (Unidade de Gestão Energética Municipal) e Domínio do Siem, Gerenciamento do Consumo e as Medidas de Gestão, Planejamento do Consumo com os Projetos Propostos, e Elaboração do Plamge (Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica).

A capacitação e conscientização dos funcionários fazem parte das ações desenvolvidas pelo Plamge, plano que possibilita estabelecer metas, objetivos e estratégias para a redução do consumo.

“Se a Prefeitura não tivesse implantado o Plano de Eficiência Energética, a administração deixaria de economizar cerca de R$ 250 mil por ano. Além de termos avançado no treinamento da equipe da GEM, pretendemos implantar o sistema de fotocélula em 14 escolas municipais”, disse o coordenador-geral da Ugem, Oswaldo Salviato Júnior.

Ele afirmou que nas licitações para a compra de lâmpadas consta também a exigência da aquisição de produtos com o selo “Procel Eletrobras de Economia de Energia”, que indica melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, proporcionando, assim, economia na conta.

O presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella também elogiou a atuação da equipe da Ugem. “Aplicamos o modelo de eficiência energética da Ugem também na Câmara Municipal e promovemos palestra de capacitação aos servidores, ministrada pelo Oswaldo Salviato Júnior. A iniciativa é positiva e garante que a sustentabilidade seja aplicada de forma efetiva na administração pública”, declarou.

Araras foi contemplada em 2011 no Programa de Eficiência Energética da Elektro, que investe anualmente parte de sua receita em ações de combate ao desperdício.

O projeto tem como objetivo desenvolver a cultura de eficiência energética no município, mostrando a importância dessas ações para o poder público, sociedade e meio ambiente. A GEM é um instrumento de gestão dedicado à racionalização dos gastos com energia e está integrada à política de modernização administrativa da Prefeitura.

Para o prefeito Nelson Dimas Brambilla, a administração tem avançado no sentido de garantir economia com energia elétrica.

“A Elektro é uma grande parceira da Prefeitura e tem contribuído para que, juntos, pudéssemos reduzir o consumo de energia pela Prefeitura. Temos que valorizar o dinheiro público e cumprir a Lei da Responsabilidade Fiscal, economizando e não deixando a Prefeitura com dívidas, como aconteceu em administrações passadas. Cada centavo economizado hoje gera frutos para o futuro”, afirmou.

Ele também citou que a Ugem pode contribuir ainda mais para eficiência energética na cidade, ajudando a aprimorar os projetos dos novos empreendimentos de habitação popular, que já estão sendo construídos com aquecedor solar.

Também participaram da solenidade o prefeito de Analândia Rogério Ulson; a assessora técnica do Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) Luciana Hamada; os consultores na área de eficiência energética Jair Bressan (aplicador da metodologia Plamge) e Luiz Felipe Pacheco (engenheiro especialista em eficiência energética); o coordenador-adjunto da Ugem de Araras, Walter Castilho; o vereador Marcelo de Oliveira; além de secretários da administração.

Lucas Sanches Rafacho, gerente-executivo de Mercado e Suprimento de Energia, e Eduardo Zornoff, gerente de Relacionamento Personalizado com Clientes, representaram a Elektro na cerimônia.

O que é o Plamge?

O Plamge funciona como instrumento norteador da GEM, que possibilita estabelecer metas, objetivos e estratégias para a redução do consumo e planejar o uso eficiente de energia elétrica na administração municipal, ao mesmo tempo em que promove a criação e a capacitação da Ugem.

Por meio deste instrumento, é possível monitorar o consumo de energia elétrica das repartições municipais e analisar a implicação técnico-econômica dos projetos eficientes levantados durante sua elaboração.

O projeto tem como objetivo desenvolver a cultura de eficiência energética no município, mostrando sua importância para a Prefeitura, sociedade e meio ambiente.

A GEM constitui-se em um instrumento de gestão dedicado à racionalização dos gastos com energia e está integrada à política de modernização administrativa da Prefeitura.

Dentre as ações que integram o Plamge estão a modernização e substituição de lâmpadas eficientes em escolas municipais; substituição dos semáforos com lâmpadas de led, que consomem menos energia; readequação de demanda contratada; reclassificação das Unidades Consumidoras; cancelamento de 10 unidades com consumo mínimo; mapeamento e acerto no banco de dados das Unidades consumidoras sem medidores; substituição de lâmpadas no Centro Cultural; implantação do novo sistema de captação de água da represa “Hermínio Ometto”; realização do projeto Elektro nas Escolas, além da capacitação e conscientização dos funcionários públicos para garantir melhor eficiência energética na administração.

Horácio Busolin Júnior/Secom