A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 17/05/2013 às 12:54
Prefeito reivindica ao secretário de Estado de Segurança mais delegados para Araras
Doação do prédio da Cadeia também esteve na pauta da audiência realizada em São Paulo, na tarde de quinta-feira (16)

Preocupado com a segurança do município, o prefeito Nelson Dimas Brambilla participou na tarde de quinta-feira (16) de audiência com o secretário de Segurança Pública do Estado, Dr. Fernando Grella Vieira, em São Paulo, para reivindicar reforço no efetivo das Polícias Civil e Militar em Araras, principalmente aumento com relação ao número de delegados.

Também participaram do encontro, na sede da Secretaria do Estado, o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo; o presidente da Câmara Municipal, Breno Cortella; o delegado titular de Araras, Sydney Sully Urbach; e o deputado estadual Carlos Neder, que esteve em Araras em abril e se comprometeu em agilizar o agendamento da audiência. 

O prefeito relatou ao secretário do Estado que a situação de Araras é bastante preocupante. “No ano de 1998, tínhamos 6 delegados, 23 investigadores e 15 escrivães, hoje em dia, estamos com 3 delegados, 8 Investigadores e 9 escrivães”, disse.

Brambilla lembrou ainda que o delegado Urbach vai se aposentar em setembro e Araras terá apenas dois delegados para atender os 120 mil habitantes do município e também a cidade de Conchal, com 30 mil moradores.

“Hoje em dia, os delegados já cumprem plantões 24 horas ininterruptos nos dois municípios para atender às demandas de trabalho e a situação ficará ainda pior”, observou.

Ele explicou ainda que não está havendo equidade entre a segurança e os habitantes de nossa cidade, se compararmos com outros municípios da região - Rio Claro conta com 14 delegados; Limeira 15, e Pirassununga, que é muito menor que Araras, tem 6 delegados.

“Em relação à Polícia Militar, temos 112 pms atendendo Araras e Conchal, sendo que poderíamos ter, pelo menos, mais 26 no efetivo de vagas abertas que constam nas duas cidades”, completou.

Município está fazendo sua parte
Brambilla afirmou que o município vem fazendo sua parte, mas é necessário uma contrapartida do Estado. “Dos 49 funcionários que trabalham na Polícia Civil de Araras, 26 são da Prefeitura”, revela.

A administração municipal tem investido na Segurança Pública, com a compra de equipamentos, viaturas, reformas, construções e ampliações de próprios públicos ligados à segurança pública. “Hoje em dia, a única delegacia em funcionamento no município está em um terreno doado pela Prefeitura”, observou.

Prédio da Cadeia
Outro assunto que esteve na pauta da audiência foi o prédio da Cadeia Pública, que pertence ao Estado e está abandonado, na Rua Antonio Alfredo Matthiesen, no Centro.

Em 2011, a Prefeitura de Araras construiu e entregou celas de triagem anexas à Delegacia Participativa do município, já que a Cadeia tinha sido desativada. O espaço foi preparado para atender aos presos transitórios que, posteriormente, são encaminhados a penitenciárias da região.

A conclusão das celas era a contrapartida do município para que o Governo do Estado de São Paulo repassasse para a Prefeitura o imóvel da antiga cadeia pública – o que ainda não aconteceu.
“Cumprimos a nossa parte no acordo e construímos as celas de triagem. Agora esperamos que o prédio seja realmente doado ao município”, reforçou.

O objetivo da administração municipal é derrubar o prédio da antiga cadeia, que está em condições precárias. “A parte administrativa já desmoronou”, afirmou o delegado Urbach, lembrando que o prédio não tem mais serventia alguma para a Polícia Civil.

O secretário de Segurança do Estado afirmou que as reivindicações serão analisadas. “O que posso garantir é que o município não ficará desguarnecido”, garantiu.

Ele também elogiou o trabalho do prefeito com o Plano Integrado de Segurança, elaborado pela administração municipal, por meio do Comsepa (Comitê Integrado de Segurança Pública de Araras), que reúne todas as forças de segurança do município e vem garantindo ações concretas no combate à criminalidade, como o fortalecimento da Guarda Municipal e ações nas áreas da Educação e Cultura, além de iluminação das praças, da Campanha “Paz no Trânsito” e da implantação de radares, que vai acontecer em breve.

“Esse é o caminho. As políticas públicas que são feitas na área de educação, capacitação profissional e acesso à cultura acabam evitando que mais adolescentes partam para a criminalidade. Temos que trabalhar mesmo em conjunto, porque segurança é um tema que envolve muitos fatores”, completou.

O secretário Vieira disse que fica feliz em saber que existe em Araras uma administração também comprometida com a segurança. “As reivindicações são justas e necessárias e, com certeza, o Estado vai estar atendendo às solicitações do município”, finalizou.

Silvio Domingos - Secom