As famílias inscritas no CadÚnico, Cadastro Único do Governo Federal, e que possuem a antena parabólica tradicional em funcionamento, tem direito à troca e instalação do novo kit digital de forma gratuita, até o dia 30 de junho. A instalação é feita pela Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).
A substituição é importante para o lançamento do sinal 5G, que pode interferir no sinal das parabólicas tradicionais. “O 5G utiliza a mesma faixa de frequência que a parabólica tradicional e, por isso, o sinal dela será desativado em breve. Em Araras, só 23 antenas foram substituídas por esse programa até agora e a estimativa é que ainda existam 1.042 para serem trocadas”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Marcos Zurita Fernandes. Ele e o diretor geral da pasta, Wagner Moraes, estiveram nesta quarta-feira (14) na InvestSP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, tratando desse e de outros projetos para o desenvolvimento da cidade.
Para solicitar o kit de sinal digital gratuito, é preciso estar inscrito no CadÚnico e ter uma antena parabólica tradicional instalada e funcionando. Para saber quem tem direito ao kit e para agendar a instalação, basta acessar o site do Siga Antenado ou ligar para o 0800 729 2404. Ao entrar em contato, é preciso fornecer os dados atualizados do CadÚnico e informações sobre a antena parabólica tradicional.
“É uma iniciativa que auxilia famílias de baixa renda e também garante a conclusão da implantação da tecnologia 5G, que inclusive já é regulamentada e transmitida em Araras”, completa Fernandes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-9400 (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).
Não tenho direito ao kit gratuito. O que fazer?
Apenas quem assiste TV pela parabólica tradicional precisa substituir os equipamentos pela nova parabólica digital, inclusive o receptor. Mas quem já assiste TV pelo sinal digital terrestre (antena espinha de peixe), pela parabólica digital, por streaming (internet) ou é cliente de TV paga, não precisa fazer nada, pois não sofrerá qualquer impacto pela mudança.
Secom/Prefeitura de Araras