A 1ª Jornada de Conhecimento Profissional realizada pelo programa “ProJovem Urbano”, que é realizada no município por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, foi aberta segunda-feira (29) com a palestra sobre TI (Tecnologia de Informação).
“Tudo que envolve computadores, softwares, redes, intranets, sites, servidores, bancos de dados e telecomunicações pertence à área de TI”, comentou o palestrante Jairo Benedicto Filho.
Ele também falou sobre os avanços e e desafios da Tecnologia de Informação e a preparação para o mercado de rabalho com o uso dessa ferramenta.
Segundo Jairo, a maioria dos negócios depende muito dos sistemas de informações, desde e-mails de funcionários até a gestão de bancos de dados e sites de comércio eletrônico.
“Até mesmo um pequeno negócio precisa de algum tipo de sistema de controle de pedidos; por isso, essa é uma área que exige cada vez mais profissionais”, observou o palestrante.
Ele também reforçou que os profissionais que querem trilhar esse caminho devem ficar sempre atentos às inovações e buscar qualificação.
Novas palestras
A 1ª Jornada de Conhecimento Profissional segue até sexta-feira (3), sempre a partir das 20h, com palestras e treinamentos no Centro de Educação e Formação Continuada “Prof. Dirçon Kammer”, localizado no antigo Colégio COC, na Avenida Nestlé, 58, próximo ao Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.
Nesta terça, o tema abordado será administração, com a palestra “Progressão Profissional – Como construir uma história de sucesso no mercado de trabalho”, que será ministrada por João Adilson Noya Pires.
Na quinta, haverá orientação profissional com Adriana Franciozo Pelelegrino, que abordará o tema “Marketing Pessoal – Etiqueta profissional – conceitos de apresentação pessoal”.
O encerramento será com palestra sobre “Treinamento Motivacional”, ministrada por Raquel Campos.
O que é ProJovem
O Projovem Urbano é um projeto do governo federal administrado pelo município, onde contempla jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O curso tem a duração de 18 meses, onde alem de receberem o certificado da conclusão do ensino fundamental, receberão também um certificado de qualificação profissional (Telemática e Administração).
O programa é realizado em Araras na Emef "Antonia Marques Dahmen" e Emef "Prof. Francisco Salles Nogueira".
Secom/PMA