A coleta seletiva realizada por meio de parceria entre a Cooperativa de Reciclagem “Araras Limpa” e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais já atende a 60 bairros.
Há cerca de um mês, o serviço de coleta seletiva foi ampliado e passou a atender também os bairros Bosque de Versalles, Jardim Bela Vista, Jardim 8 de Abril, Jardim dos Ipês, Jardim Copacabana, Jardim Geny Mercatelli, Jardim Dalla Costa.
Atualmente, a Cooperativa “Araras Limpa” conta com cerca de 30 integrantes, que chegam a recolher mais de 60 toneladas de materiais, como papelão, papel, vidro, plástico e metal, por mês.
O diretor de gestão da entidade Minoru Antonio Morimoto reforça que o objetivo é expandir o serviço para toda a cidade. “Estamos trabalhando para isso”, relatou.
Segundo ele, os futuros bairros atendidos serão Vila Dona Rosa Zurita, Jardim Buzolin, Jardim Luíza Maria, Jardim Oswaldo Buzolin, Jardim Flamboyant, Jardim Alto da Colina, Jardim das Palmeiras, Jardim Fátima, Jardim Nova Suiça, Jardim Marabá, Parque Industrial, Vila Michiellin e parte do Centro (nos trechos localizados entre a Avenida Fábio da Silva Prado e a Rua Marechal Floriano Peixoto, e entre a Rua 13 de Mario e a Avenida Dona Renata).
De acordo com a secretária municipal de Serviços Públicos, Sandra Helena Orzari Milaré, a coleta seletiva é um trabalho importante para Araras, porque contribui não só com o meio ambiente, ao preservar os recursos naturais, mas também com a geração de renda para os cooperados e a redução dos gastos com transporte dos resíduos, já que o Aterro Municipal de Araras está interditado.
Cada cooperado chega a receber até um salário mínimo por mês, com a venda dos materiais reciclados.
A coleta seletiva também realiza trabalhos de conscientização junto à população, incentivando a separação do lixo e estimulando, assim, a participação dos munícipes no projeto de maneira efetiva.
Para a secretária, a correta separação do lixo e a coleta seletiva ajudam também a melhorar a qualidade de vida, preservando a cidade limpa e sem a proliferação de doenças como a dengue, que muitas vezes é causada por recipientes, com água da chuva acumulada, jogados nas ruas e quintais. “Juntos poderemos transformar nossa cidade”, finalizou a secretária.
Cronograma da Coleta Seletiva
Segunda-feira
Edifício do Lago, Centro de Atendimento ao Munícipe “Antonio Casadei”, Jardim Belvedere, Jardim Nova Araras, Jardim Bom Jesus do Pirapora e Jardim Santa Cruz, Jardim São Jorge e Jardim Buzolin.
Terça-feira
Residencial Santa Elisa, Jardim Colina Verde, Residencial “Della Itália”, Residencial “São Conrado”, Residencial “Alto das Araras”, campus da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) de Araras, Jardim Pedras Preciosas, Parque das Árvores, Jardim Haíse Maria, Residencial Nova Europa, Jardim Piratininga, Jardim Tarumã, Jardim Alto das Araras, Jardim Itapuã e Jardim Boa Esperança.
Quarta-feira
Jardim Cândida, Jardim Novo Cândida, Jardim Santa Cândida, Maria Lúcia, Jardim Rosana, Residencial “Lago Azul”, Jardim do Filtro, Jardim dos Eucaliptos, Jardim Sobradinho, Jardim São Luís e Jardim São Nicolau.
Quinta-feira
Residencial “Las Palmas”, Residencial “Portal do Lago”, Residencial “Portal do Parque”, Residencial “Paulista”, Jardim Santa Olívia 1 e 2, Residencial “Villagio Loreto”, Jardim das Nações 1 e 2, Jardim Dom Bosco, Jardim Santa Efigênia, Jardim Florença, Jardim Luiza
Maria, Jardim Tangará, Jardim Ouro Verde, Jardim Villa Lobos, Jardim Campestre, Jardim Santa Marta, Jardim Itália, Jardim Center Martini.
Sexta-feira
Jardim Bosque de Versalles, Jardim Bela Vista, Jardim 8 de Abril, Ide (Instituto de Difusão Espírita), Santa Casa de Misericórdia de Araras, Tiro de Guerra de Araras, Vila Queiroz, Chácara Luzitania (São Benedito – parcial), Jardim dos Ipês, Jardim Cocacabana, Jardim Geny Mercatelli, Jardim Dalla Costa.
Silvio Domingos/PMA