Cinco unidades básicas de saúde terão horário estendido, em outubro, por conta da campanha Outubro Rosa, de conscientização e combate ao câncer de mama e de colo de útero. As mulheres terão acesso a exames preventivos, à solicitação de mamografias, e à coleta de Papanicolau, que acontece sempre a partir das 16h, por livre demanda. A iniciativa é da Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.
Confira, a seguir, as unidades e os dias em que funcionarão até às 19h.
Outubro Rosa – Unidades com horário estendido
ESF Francisco Nicola Cascelli
Durante todo o mês (de segunda a sexta-feira), das 7h às 19h.
Parque das Árvores
Centro de Saúde da Mulher “Jandira Alvares Leite Duarte”
De 06 a 10 de outubro, das 7h às 19h.
Jardim Sobradinho
ESF Vital Pacífico Homem
De 13 a 17 de outubro, das 07h às 19h.
José Ometto IV
UBS Antônio Carlos Fabrício
De 20 a 24 de outubro, das 07h às 19h.
José Ometto I
UBS Oswaldo Salvador Devitte
De 28 a 31 de outubro, das 07h às 19h.
Narciso Gomes
Faça o autoexame!
O câncer de mama é o tipo da doença que mais acomete mulheres em todo o mundo e o diagnóstico precoce pode colaborar muito para a cura. Por isso a importância de disseminar informação e de fazer exames preventivos.
O autoexame, que é o exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo e no diagnóstico precoce, porém, ele não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não existam sintomas.
O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja e também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.
Secom/Prefeitura de Araras
Com informações do Ministério da Saúde