A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 01/03/2013 às 15:37
Prefeitura vai reformar 15 unidades de saúde
Todas as regiões do município serão contempladas; processo licitatório será aberto este mês

Ampliar o atendimento de saúde ao munícipe e garantir estrutura mais adequada na rede pública. Esse é o objetivo da Prefeitura de Araras, que abre licitação este mês para a reforma de unidades de saúde, localizadas em todas as regiões do munícipio.

A obra será realizada por meio de convênio entre a administração municipal e o Governo Federal, via Ministério da Saúde, que vai liberar verba de R$ 48 mil para a reforma de cada unidade.

Ao todo, serão reformadas 15 unidades de saúde, incluindo nove PSFs (Posto de Saúde da Família), dois PAMs (Posto de Atendimento Médico), o Centro de Saúde da Mulher “Jandira Leite Duarte”, Ambulatório “Dr. Sólon de Oliveira”, o Centro de Saúde 2 “Dr. João Geraldo Noronha” e o Centro Odontológico “Dr. Alcides F. de Oliveira”.

As reformas irão incluir reparos gerais nas paredes, pisos, revestimentos externos, portas, telhado, janelas, esquadrias de madeira e ferro, e manutenção nas instalações hidráulicas e elétricas. Além disso, será realizada pintura geral, reparos nas bancadas de atendimento e instalação de rampas de acessibilidade.

De acordo com o diretor da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Fábio Franco, o processo licitatório será aberto nos próximos dias.

“A reforma será de pequeno porte, com o objetivo de reparar a estrutura das unidades, respeitando a necessidade de cada uma delas. Após a licitação e escolha da empresa, a previsão é que as obras comecem dentro de aproximadamente um mês”, afirmou o diretor.

Ainda segundo Franco, a verba para reforma nas unidades será destinada pelo Governo Federal, sem contrapartida da Prefeitura – a única exceção é o PSF “Ênio Vitalli”, no Jardim São João, que será reformado com contrapartida do Governo Municipal. A obra atende à demanda eleita pelos moradores da zona norte no Orçamento Participativo.

A reforma nos espaços físicos vai garantir estrutura mais adequada para o acolhimento da população, possibilitando assim melhor atendimento nos postos.

O atendimento nas unidades não será interrompido durante as obras. “Pedimos a compreensão da população por causa dos eventuais transtornos que as obras, essenciais para garantir melhor estrutura em postos que necessitam de melhorias, podem causar. A Secretaria está realizando levantamento detalhado, para que após essa primeira etapa, seja realizada também a reforma das demais as unidades de saúde”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Vandersi Pavan Bressan.

Confira quais unidades de saúde serão reformadas

Zona norte
PSF “Ênio Vitalli” – Jardim São João
PSF “Profº Nilton de Lollo” – Jardim São João
PSF “Madre Carla Rabbolin” - Jardim Alvorada

Zona leste
PSF “Dr. Sebastião Jair Mourão” – José Ometto
PSF “Dr. Fermin Blanco Vianna” – José Ometto II
PSF “Vital Pacífico Homem” - José Ometto IV
PAM “Antônio Carlos Fabricio” – José Ometto 1
Centro Odontológico “Dr. Alcides F. de Oliveira” – José Ometto I

Zona sul
PSF “Eva Almeida da Costa Cruz” – Narciso Gomes

Zona oeste
PSF “Jeronymo Ometto” – Jardim Cândida
Centro de Saúde da Mulher “Jandira Leite Duarte” – Jardim Sobradinho
Ambulatório “Dr. Sólon de Oliveira”

Zona Sudeste
PSF “Dr. Bento Feres” - Jardim Ouro Verde
PAM “José Fiori” – Jardim Fátima

Belvedere
Centro de Saúde 2 “Dr. João Geraldo Noronha”

Horácio Busolin Júnior - Secom