A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 22/02/2013 às 12:02
“Município Verde Azul”: Estado revisa nota e Araras sobe mais 8 posições no ranking
Nota do município foi revisada após solicitação do Departamento de Meio Ambiente feita em janeiro; em comparação a 2011, cidade subiu 77 posições

Araras subiu mais oito posições no Ranking 2012 do Programa “Município Verde Azul”, elaborado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Após revisão da nota atribuída no ano passado, o munícipio recebeu a pontuação de 59,83, ocupando agora o 230º lugar.

A cidade subiu 77 posições em comparação ao ano de 2011, quando ocupava a 307ª posição entre os 645 municípios do Estado, com nota de 52,79. Desde 2009, quando o município aderiu ao programa, Araras subiu 194 posições.

A nota final de 2012 foi alterada após revisão solicitada pelo Saema (Serviços de Água, Esgoto e Meio Ambiente), via Departamento de Meio Ambiente, em janeiro deste ano.

Segundo oficio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, “entende-se procedente a retificação de alguns dos itens presentes na solicitação para realização do Plano de Ação. Os aspectos considerados, mencionados no ofício, ficam detalhados em Informação Técnica, que define a nota final atribuída pelo Município Verde Azul – Ranking 2012 ao município de Araras de 59,83”.

O Programa foi instituído em 2007 e avalia o desempenho ambiental de cada município, em dez diretivas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Os 645 municípios de São Paulo são avaliados pelas ações promovidas na agenda ambiental e, em 2012, 134 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80 e receberam o selo de “Município Verde Azul”.

As cidades que conquistaram as três melhores posições foram Botucatu em 1º (97,26), Sorocaba em 2º (97,21) e Araraquara em 3º (95,51).

De acordo com o diretor do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente), Raul de Barros Winter, o município tem garantido posições de forma gradativa e requisitou o aumento no ranking devido ao cumprimento das diretivas, já que a administração tem investido na área ambiental com a readequação e ampliação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), realizada com verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.

“Outras ações importantes, como o encerramento do Aterro Municipal, a elaboração de um plano de saneamento básico e a arborização nas áreas urbana e rural, contribuíram para o bom desempenho do município, que tem se esforçado para cumprir as 10 diretivas”, afirmou.

Ainda segundo ele, a preservação da qualidade da água e a promoção do uso consciente deste bem também pesaram para que a cidade ocupasse a 11ª posição no ranking do Programa “Pacto das Águas São Paulo”, aumentando assim a pontuação no Programa “Município Verde Azul”.

O objetivo da administração é continuar investindo no setor para conseguir o certificado de “Município Verde Azul”, com nota igual ou superior a 80 pontos, que garante ao município prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

Horácio Busolin Júnior – Secom