Araras subiu mais oito posições no Ranking 2012 do Programa “Município Verde Azul”, elaborado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Após revisão da nota atribuída no ano passado, o munícipio recebeu a pontuação de 59,83, ocupando agora o 230º lugar.
A cidade subiu 77 posições em comparação ao ano de 2011, quando ocupava a 307ª posição entre os 645 municípios do Estado, com nota de 52,79. Desde 2009, quando o município aderiu ao programa, Araras subiu 194 posições.
A nota final de 2012 foi alterada após revisão solicitada pelo Saema (Serviços de Água, Esgoto e Meio Ambiente), via Departamento de Meio Ambiente, em janeiro deste ano.
Segundo oficio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, “entende-se procedente a retificação de alguns dos itens presentes na solicitação para realização do Plano de Ação. Os aspectos considerados, mencionados no ofício, ficam detalhados em Informação Técnica, que define a nota final atribuída pelo Município Verde Azul – Ranking 2012 ao município de Araras de 59,83”.
O Programa foi instituído em 2007 e avalia o desempenho ambiental de cada município, em dez diretivas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
Os 645 municípios de São Paulo são avaliados pelas ações promovidas na agenda ambiental e, em 2012, 134 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80 e receberam o selo de “Município Verde Azul”.
As cidades que conquistaram as três melhores posições foram Botucatu em 1º (97,26), Sorocaba em 2º (97,21) e Araraquara em 3º (95,51).
De acordo com o diretor do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente), Raul de Barros Winter, o município tem garantido posições de forma gradativa e requisitou o aumento no ranking devido ao cumprimento das diretivas, já que a administração tem investido na área ambiental com a readequação e ampliação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), realizada com verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
“Outras ações importantes, como o encerramento do Aterro Municipal, a elaboração de um plano de saneamento básico e a arborização nas áreas urbana e rural, contribuíram para o bom desempenho do município, que tem se esforçado para cumprir as 10 diretivas”, afirmou.
Ainda segundo ele, a preservação da qualidade da água e a promoção do uso consciente deste bem também pesaram para que a cidade ocupasse a 11ª posição no ranking do Programa “Pacto das Águas São Paulo”, aumentando assim a pontuação no Programa “Município Verde Azul”.
O objetivo da administração é continuar investindo no setor para conseguir o certificado de “Município Verde Azul”, com nota igual ou superior a 80 pontos, que garante ao município prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.
Horácio Busolin Júnior – Secom