Duas árvores que estão secas e oferecem riscos de queda serão removidas da Avenida Padre Atílio, no Belvedere, nesta sexta-feira (22). A ação será realizada por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais, com acompanhamento do Departamento de Meio Ambiente, órgão ligado ao Saema, e apoio do Corpo de Bombeiros.
O trânsito será interditado próximo ao cruzamento com a Rua Sophie Delamain, a partir das 7h. A previsão é que o serviço dure o dia todo.
“Pedimos que os moradores e as pessoas que trabalham na Avenida também evitem deixar veículos estacionados nas proximidades das árvores que serão removidas para evitar possíveis danos”, orienta a secretária municipal de Serviços Públicos, Sandra Helena Orzari Milaré.
As árvores da espécie Ficus benjamina - popularmente conhecidas apenas como ficus - foram analisadas e diagnosticadas por técnicos do Departamento de Meio Ambiente. Há outras, na mesma Avenida, que devem ser removidas em breve.
O órgão está mapeando plantas com problemas fitossanitários, como fungos, cupins, brocas e patógenos, que estão secas e oferecem riscos de queda. Mais de 40 árvores já foram diagnosticadas durante o estudo, iniciado no ano passado.
O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que executa o corte e a remoção da árvore.
Uma árvore da mesma espécie – ou de espécie semelhante a que foi removida - é plantada no local, garantindo a arborização urbana e o equilíbrio do meio ambiente.
Nas calçadas de passeio, estão sendo plantadas espécies como quaresmeira, resedá, oiti, romã e pitanga; já ipê amarelo cascudo, paineira, jatobá, ipê branco, jerivá e embaúba são destinados ao canteiro central de avenidas da cidade. O plantio compensatório em praças e áreas de lazer envolve pau-brasil, pau-ferro, ipê roxo, embaúba, goiaba, entre outras.
“No caso da Avenida Padre Atílio, estamos estudando junto à Secretaria de Planejamento qual a melhor espécie para o plantio, visando manter as características do local, que é um ponto bastante arborizado da cidade”, observa Raul de Barros Winter, diretor do Departamento de Meio Ambiente.
Doação de mudas
Esta semana, a Prefeitura deve receber o 1º lote de árvores doadas pela Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica).
Ao todo, são 30 mil mudas de até 30 cm de altura, que visam a recuperação de áreas degradadas e o cumprimento dos Termos de Compromisso; e mais 1,5 mil mudas de grande porte para o projeto de arborização urbana. A doação foi feita como forma de compensação pelas áreas por onde vai passar o linhão de energia elétrica na cidade.
Secom/PMA