A Prefeitura de Araras anunciou no início de 2026 que fará um investimento de 14 milhões de reais na área da saúde neste ano. A maior parte do valor é proveniente de emendas parlamentares conseguidas com deputados e senadores, em um amplo trabalho de interlocução junto aos governos estadual e federal. Haverá também uma contrapartida do executivo municipal. “Esse é o ano da saúde em Araras”, garante o prefeito Irineu Maretto.
O primeiro grande investimento é a ampliação da UTI da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araras, hospital referência em atendimento entre as cidades vizinhas, incluindo Leme e Conchal, por exemplo. Serão 8 novos leitos de UTI no total. A ala infantil (neonatal e pediatria) terá mais 3 leitos, passando de 6 para 9, um aumento de 50% na capacidade de atendimento. A ala adulta receberá mais 5 leitos, passando de 15 para 20, aumentando a capacidade em 25%.
O valor total destinado à ampliação da UTI da Santa Casa é de R$ 2 milhões, provenientes de uma emenda parlamentar do deputado federal Saulo Pedroso (PSD). “Ainda não estamos com essa quantia em mãos, mas já vamos adiantar o dinheiro para que a Santa Casa comece e obras e tenha à disposição os novos leitos de UTI antes do meio do ano, evitando que crianças deixem a cidade para receber atendimento intensivo em outros locais, o que conforta as famílias”, disse o prefeito de Araras, Irineu Maretto.
“A UTI infantil será toda nova e, no espaço da antiga, será feita a ampliação da UTI adulto. É uma obra há muito tempo aguardada e muito necessária para melhor atendermos a população de Araras”, disse o diretor técnico da Santa Casa, Dr. Helder Camargo Preto. “Agradecemos todo o apoio que a Santa Casa vem recebendo da Prefeitura de Araras desde o ano passado e todo o investimento que será feito aqui e na saúde do município como um todo, em 2025”, completou o provedor, Dr. Eduardo de Moraes.
Além da ampliação dos leitos de UTI, a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria da Saúde, já organiza o Zera Fila de exames e cirurgias de média e alta complexidade nas áreas de ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia, urologia e pediatria. Assim como neurocirurgias e exames oncológicos de alta complexidade. Os investimentos na área da saúde também incluem aquisição e distribuição de próteses dentárias e aparelhos auditivos; reestruturação das unidades de saúde; compra de equipamentos e acesso a procedimentos especializados.
Secom/Prefeitura de Araras