A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 19/12/2025 às 15:47
Prefeitura inaugura novo polo da UAB e Univesp de Araras
Instituições agora estão instaladas no CAM Guerino Bertolini, com salas de tutoria, coordenação, laboratório de informática e salas de aulas
Equipe da UAB, o prefeito Irineu Maretto e o secretário Bruno Roza. Foto: Carolina Carettin/Secom

 

A Prefeitura de Araras inaugurou nesta sexta-feira (19) o novo polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) em Araras, instalado no CAM Guerino Bertolini, na zona leste.

O novo espaço tem salas de tutoria, secretaria acadêmica, sala de coordenação, laboratório de informática, salas de aulas presenciais e espaço de convivência. Além da UAB e da Univesp, o CAM também conta com atendimento do Saema e do PAT, o Posto de Atendimento ao Trabalhador.

Em seu discurso, o coordenador do polo, Almir Pascotti, destacou o trabalho que é feito pelas instituições em Araras. “Desde 2008, mais de 1.500 alunos já concluíram cursos de graduação e pós-graduação pelo sistema UAB. É um investimento que continua o trabalho que começa lá na educação infantil”, disse.

Seguindo as falas das autoridades, o secretário municipal de Educação, Bruno Roza, destacou a importância do polo estar instalado na zona leste da cidade. “É uma região muito populosa e, trazer a educação para perto, aumenta a oportunidade dessas pessoas acessarem cursos superiores”, afirmou.

Fechando o evento, o prefeito Irineu Maretto destacou o trabalho feito pela pasta em 2025 e pelos funcionários do polo. “A educação é uma das ferramentas mais poderosas de transformação social. Entregar um espaço amplo e adequado, que democratiza o acesso ao ensino superior e, consequentemente, ao mercado de trabalho, é muito gratificante”, disse. “Além disso, trazendo a UAB e a Univesp para o CAM, estamos economizando 18 mil reais por mês que era usado para pagar aluguel do antigo prédio que abrigava as instituições”, concluiu.

Atualmente, a UAB conta com 200 alunos em sete cursos, realizados em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto Federal de São Paulo – campus Guarulhos e pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.

Já a Univesp tem 280 alunos formados desde o início de suas atividades, em 2014, e atualmente tem 381 estudantes matriculados em nove cursos de graduação. Além da UAB e da Univesp, o polo abriga o Programa Aprendizagem oferecido pelo SENAC de Limeira em parceria com a Prefeitura de Araras desde 2022. Atualmente, cerca de 30 alunos divididos em três turmas utilizam o espaço do polo para aulas presenciais e atividades.

Também estiveram presentes Andreia Peretti, gerente da unidade do SENAC Limeira; e Luciane Ragazzi, coordenadora de negócios da mesma instituição; além dos secretários municipais de Segurança, João Tranquillo Beraldo; de Comunicação, Eduarda Peccinatti Fachini; de Cultura, Mussa Daniel; de Planejamento, Benedito Aparecido Bordini; de Desenvolvimento Urbano, Celso Aparecido Canassa; de Assistência Social, Laura Botezelli; da Administração, João Paulo Rissi; de Serviços Públicos, Sandra Milaré; da Justiça, Roberto Benetti Filho; e os presidentes das autarquias Rubens Franco Júnior, do Saema; e Luiz Antonio Viganó, do TCA.

 

O coordenador do polo, Almir Pascotti, abriu as falas das autoridades. Foto: Carolina Carettin/Secom

 

O secretário de Educação, Bruno Roza. Foto: Carolina Carettin/Secom

 

O prefeito Irineu Maretto destacou trabalho realizado durante o ano. Foto: Carolina Carettin/Secom

 

 

 

 

Secom/Prefeitura de Araras